Fenômeno faz pessoas mandarem SMS enquanto dormem

Segundo especialistas de transtorno do sono, 'sleep-texting' está em crescimento

por AFP / Relaxnews 27/08/2013 10:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jose AS Reyes/shutterstock.com
Fenômeno cresce e afeta muitos jovens (foto: Jose AS Reyes/shutterstock.com)
Enquanto os donos de smartphone usam seus aparelhos para mandar mensagens e e-mails durante o dia, algumas pessoas estão levando seus vícios a um nível um tanto quanto estranho: enviam SMS enqunto dormem. Um fenômeno chamado de "sleep-texting" (mandar mensagem enquanto dorme, em tradução livre) está em crescimento. Especialistas de transtorno do sono relatam que mais e mais pessoas estão enviando mensagens de texto várias vezes durante a noite e enquanto eles ainda estão dormindo.

Segundo o site WebMD, adolescentes estão especialmente em risco quando o assunto é o o "SMS do sono". Isso porque cada vez mais crianças usam os telefones durante a noite, mandam SMS e ao acordar não se lembram de terem feito isso durante a noite. Os horários mais frequente seriam às 3h e A`s 4h da manhã.

Além do risco de envio de textos bizarros para seus contatos, enviar mensagens de texto durante o período em que se deveria estar dormindo não é bom para a saúde, já que isso interrompe o sono profundo e reparador, dizem os especialistas. "O sono é um processo restaurador muito importante", disse o especialista do sono e do ronco Josh Werber ao US News. "E quando não estamos totalmente engajados nele, e não recebemos a quantidade que precisamos, não estamos tendo o mesmo efeito restaurador em nossos cérebros. Isso afeta a nossa capacidade cognitiva no dia seguinte."

A melhor maneira de resolver o problema? Especialistas recomendam desligar seu smartphone antes de dormir ou até mesmo tirar seus dispositivos do quarto. Além de evitar usar os aparelhos à noite, a pesquisa mostrou que os emissores de luz das telas de tablets e smartphones podem suprimir a liberação do hormônio melatonina, que promove o sono, e aumentar a atenção, ficando mais difícil dormir.