Mel é um santo remédio para a tosse, mas não pode ser oferecido a crianças com menos de 1 ano

Doença atinge o sistema nervoso e leva à paralisia dos músculos

por Estado de Minas 22/08/2013 11:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Eduardo Batista/Esp. EM Divinópolis/D.A Press
O mel caseiro pode ser ainda mais perigoso para a saúde, pois muitos apicultores fazem a coleta de forma artesanal, o que pode levar à contaminação do produto (foto: Eduardo Batista/Esp. EM Divinópolis/D.A Press)
Mel é um santo remédio para a tosse. A receita caseira realmente funciona, pois melhora a irritação da garganta, mas não serve para crianças com menos de um ano. Como antes dessa idade o aparelho digestório ainda não está maduro, os pequenos não conseguem se defender de micro-organismos que podem causar doenças.

A preocupação maior, que levou a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a não recomendar o consumo de mel para as crianças, é com a bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. A doença atinge o sistema nervoso e leva à paralisia dos músculos. A gerente de produção da Superbom Cristina Ferreira acrescenta que o mel caseiro pode ser ainda mais perigoso para a saúde, pois muitos apicultores fazem a coleta de forma artesanal, o que pode levar à contaminação do produto.