Café e chá podem proteger seu fígado

Aumento da ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica

por AFP / Relaxnews 19/08/2013 16:07

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
discpicture/shutterstock.com
Um novo estudo descobriu que café e chá podem proteger seu fígado dos riscos de doenças relacionadas ao órgão (foto: discpicture/shutterstock.com)
Aquele copo de café ou xícara de chá pelas manhã pode fazer mais do que ajudar a despertar. Um novo estudo descobriu que as bebidas com cafeína protegem o fígado de doenças. Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Duke University School of Medicine, na Carolina do Norte (EUA), sugere que o aumento da ingestão de cafeína pode reduzir a gordura no fígado em pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA na sigla em inglês).

Em todo o mundo, 70% das pessoas diagnosticadas com diabetes e obesidade têm DHGNA, a principal causa de esteatose hepática não relacionada ao consumo excessivo de álcool. Atualmente, não existem tratamentos eficazes para a DHGNA, exceto dieta e exercícios físicos. Usando células e ratos de laboratório, o pesquisador principal Paulo Franco e sua equipe descobriram que a cafeína estimula a metabolização de lipídios armazenados nas células do fígado e diminuiu o chamado "fígado gordo" de ratos que foram alimentados com uma dieta rica em gordura.

De acordo com os resultados, o consumo de cafeína equivalente a quatro xícaras de café ou de chá por dia pode ser benéfico na prevenção e proteção contra a progressão da DHGNA em seres humanos. A pesquisa será publicada na edição de setembro do periódico Hepatology. Segundo a equipe, este é o primeiro estudo detalhado do mecanismo de ação da cafeína sobre os lipídios no fígado e os resultados são muito interessantes, porque café e chá são muito consumidos e, ao mesmo tempo, têm má reputação.

Pesquisas anteriores já associaram a cafeína com a diminuição do risco de doença hepática e redução de fibrose em pacientes com doença hepática crônica. Em 2012, um estudo à parte publicado no mesmo periódico descobriu que beber café reduz o risco de fibrose avançada nas pessoas com DHGNA.