Nova técnica permite que cirurgia de catarata seja mais precisa

A novidade é que o procedimento pode ser feito agora com a ajuda de uma máquina de laser. O femtosecond consegue fazer incisões precisas nos olhos, reduzindo o tempo de recuperação e o risco de complicações

por Flávia Duarte 07/08/2013 13:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Arte: CB/D.A.Press
Clique na imagem para ampliá-la e entenda a técnica (foto: Arte: CB/D.A.Press)
Não há como burlar algumas das consequências do envelhecimento. A catarata, por exemplo, é resultado da desnaturação da proteína do cristalino, a estrutura do olho responsável por focalizar as imagens na retina. Assim, é justamente sua transparência que garante a acuidade visual. Mais comumente a partir dos 55 anos, porém, essa lente começa a ficar opaca e torna a tarefa de enxergar cada vez mais difícil. O problema é progressivo. A maior causa de cegueira reversível no mundo também. O único tratamento disponível é a cirurgia de retirada do cristalino ou de parte dele.

A novidade é que o procedimento pode ser feito agora com a ajuda de uma máquina de laser. Há poucos meses no Brasil, o femtosecond consegue fazer incisões precisas nos olhos, reduzindo o tempo de recuperação e o risco de complicações. Em pouco minutos, o paciente volta a enxergar. "Além disso, o laser pode evitar um futuro transplante de córnea, especialmente em pessoas que têm poucas células de córnea", explica o oftalmologista Leonardo Akaishi, do Instituto de Catarata de Brasília.