Cirurgia plástica no rosto nem sempre deixa pessoa mais bonita, jovem e atraente

Um estudo norte-americano constatou que a média de redução de idade é de três anos, mas as cirurgias não ajudaram os pacientes a se tornarem muito mais atraentes para outras pessoas

por AFP / Relaxnews 02/08/2013 15:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Goodluz/shutterstock.com
Um novo estudo realizado nos EUA descobriu que a cirurgia plástica facial pode te deixar apenas tRês anos mais novo (foto: Goodluz/shutterstock.com) (foto: Goodluz/shutterstock.com)
Quão mais jovem uma cirurgia estética como lifting facial, preenchimento da testa ou uma pequena correção na região dos olhos pode fazer você parecer? Segundo um novo estudo, apenas três anos.

No trabalho, publicado no JAMA Facial Plastic Surgery, os pesquisadores descobriram que os pacientes pareciam apenas três anos mais jovens, como avaliado por indivíduos que olharam fotos de cada paciente antes e depois da cirurgia. Além disso, enquanto os procedimentos tiravam alguns anos da pessoa, eles não fizeram muito para aumentar a atratividade e a beleza, mostraram os resultados.

O principal autor do estudo e cirurgião plástico facial do Hospita Lenox Hill l, em Nova York, disse ao New York Times: "Eu não quero que as pessoas pensem: 'Ah, se eu fizer um lifting facial, vou parecer só três anos mais jovem.' Este estudo inclui pessoas que só tiveram um levantamento dos olhos ou preenchimento da testa."

Uma pesquisa de 2012 da Universidade de Toronto descobriu que um lifting facial e de pescoço poderiam tirar nove anos de sua idade. A diferença neste estudo, disseram os pesquisadores, é que a pesquisa incluiu procedimentos menos extensivos, como apenas a cirurgia de pálpebras. No entanto, os pacientes que recebiam injeções anti-rugas, como Botox, não foram incluídos.

Nesse estudo, 50 indivíduos avaliaram fotos de 49 pacientes com idades entre 42 e 73 que foram submetidos a cirurgia estética facial. Os participantes foram convidados a adivinhar a idade da pessoa na foto, bem como a sua taxa de atratividade em uma escala de 1 a 10. Os participantes não viram fotos do antes e do depois dos pacientes.

A maioria dos pacientes recebeu notas de atratividade entre quatro e seis, sem diferença entre as pontuações de atratividade antes e após a cirurgia. Os que participaram da pesquisa classificaram as idades dos pacientes para uma cerca de 2,1 anos a menos, em média, do que a idade real deles antes da cirurgia. E disseram que cada paciente era 5,2 anos mais jovens após a cirurgia, com uma diferença geral de 3,1 anos.