Qigong, espécie de ioga chinês, se populariza no mundo

A técnica chinesa de cura tem mais de quatro mil anos e, para alguns praticantes é definida como uma mistura kung fu e t'ai chi

por AFP / Relaxnews 19/07/2013 15:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

szefei /Shutterstock.com
A prática do Qigong ajuda a melhorar a circulação, aliviar o stress e a dor e restaurar a saúde (foto: szefei /Shutterstock.com)
Curioso para tentar fazer qigong? A técnica chinesa de cura tem mais de quatro mil anos e, hoje, com a popularidade da China e o crescente interesse em medicina alternativa, é uma tendência mundial. Mais de 80 milhões de pessoas disseram praticar qigong na China, e o interesse é crescente em outros países. A Associação Chinesa de Qigong registrou 50 organizações que estimulam a prática fora do gigante asiático, em 29 países. Entenda mais sobre a prática:

O que é: Qigong (pronuncia-se "txi-gong") é a junção de duas palavras do chinês. Qi é traduzida como "força da vida" ou "energia vital que flui em todas as coisas do universo". Gong quer dizer "realização" ou "uma habilidade cultivada com prática constante". Unidas, as palavras significam "cultivo de energia para manter a saúde e aumentar a vitalidade".

Como é: A prática involve uma série de exercícios e posturas, como movimentos circulares e vagarosos. Exige atenção constante à respiração, foca na meditação e tem um pouco de automassagem.

Como se difere do t'ai chi: A prática gera alguns debates. Alguns dizem que kung fu e t'ai chi são, ambos, formas de fazer qigong. No entanto, para a LiveScience o qigong tem como diferencial os movimentos baseados na autodefesa. O qigong tem uma abordagem espiritual e paranormal: algumas práticas incluem a cura através do toque, a distância e, até mesmo, levitação. Há outros formatos mais físicos e melhor adaptados ao Ocidente.

Benefícios: Existem poucos estudos sobre o qigong, mas acredita-se que ele relaxa a mente, músculos, tendões e orgãos internos - o que ajuda a melhorar a circulação, aliviar o stress e a dor e restaurar a saúde, diz o WebMD. Um estudo de 2007, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, afirma que a prática também ajuda a controlar a diabetes.

Variedades: Qigong tem várias formas, com alguns estilos extremamente leves e outros com a vibe vigorosa do kung fu. Uma das formas mais básicas é o Baduanjin qigong, com oito movimentos. Veja um vídeo da técnica:



Riscos: Na verdade, não há riscos. Qigong é uma técnica suave, mas se você é mais velho e/ou tem uma condição de sáude mais frágil, converse com o seu médico sobre os seus planos de praticar o qigong. Se você está grávida ou tem problemas de juntas, procure ajuda profisisonal antes de começar. E, é claro, converse com um professora qualificada de qigong sobre suas dúvidas.

Para começar: O site do Instituto do Qigong tem informações sobre escolas e instrutores qualificados. Também é possível baixar um aplicativo (em inglês) que, em um vídeo de 40 minutos, ensina sobre a prática. Veja um vídeo do Instituto do Qigong com uma lição para iniciantes: