Empresa norte-americana lança perucas para bebês com pouco cabelo

Os produtos são feitos com fio de seda de uma fibra artificial e vêm em cinco modelos, com seis opções de cor. Especialistas criticam culto à aparência e ao consumo

por Gabriella Pacheco 16/07/2013 08:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Reprodução Internet / baby-bangs.com
A frase 'eu não sou um garoto!' aparece em destaque no site da fabricante das perucas infantis. 'Feitas só para garotinhas! Baby Bangs! são as primeiras e únicas faixas de cabeça com cortes estilizadas e prontas para usar já feitas', o site destaca na parte superior (foto: Reprodução Internet / baby-bangs.com)
Comprar lacinhos, tiaras e encher bebês com roupinhas coloridas são mimos esperados para mães de meninas recém-nascidas. Mas o mercado de produtos para bebês pode levar alguns pais a exagerarem nas produções mirins. Exemplo disso é o novo 'acessório de beleza' lançado no exterior e que tem causado polêmica entre pais: perucas para bebês.

“Para meninas que têm tudo – menos cabelo” diz a abertura do site de uma empresa norte-americana que comercializa pequenas perucas feitas de fios de seda de uma fibra artificial. A marca oferece cinco opções de cortes e tiaras diferentes. As variações de cores são seis e vão do loiro claro ao preto.

Os produtos não são exclusividade dos americanos. Um hipermercado online chinês também oferece diversas opções de perucas e tiaras com cabelo artificial. Algumas opções de faixas para cabeça ainda vêm com o penteado “Maria Chiquinha” ou cachos. Os produtos podem ser comprados do Brasil por meio de um site de compras online e custam em torno de US$10 por item. Já a mini-peruca americana mais barata pode ser comprada por US$29.95.

Reprodução Internet / baby-bangs.com
Clique para ver mais imagens de adornos exagerados para bebês (foto: Reprodução Internet / baby-bangs.com)
Assim como os americanos, os chineses também podem ser utilizados por crianças com pouco cabelo ou ainda sem cabelo. No site da marca americana, a foto de uma bebê sem a peruca e com pouco cabelo é colocada ao lado de outra da mesma criança vestindo um dos acessórios. Na legenda, fica claro a proposta de dar mais feminilidade aos bebês com a frase em destaque dizendo “eu não sou um menino!”. O site ainda destaca em sua capa a filosofia da empresa: “Na Baby Bangs! nós acreditamos na beleza da infância”.

Reprodução Internet / aliexpress.com
Na versão chinesa faixas largas são acompanhadas de cabelo artificial (foto: Reprodução Internet / aliexpress.com)
Exagero

Se preocupar demais com a aparência dos filhos desde tão cedo pode ser a introdução de uma história não muito favorável para a criança. Esse é o alerta que a coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Fumec Alessandra Latalisa de Sá, faz aos pais. Segundo ela, esses pais podem estar formando sujeitos focados meramente na aparência e no que os outros pensam dele. “O foco da atenção está no externo, com o ter, não com o ser. Não existe valor no que ela pensa ou em como age, mas com o que ela tem e com o que o outro pensa dela”, destaca.

A tendência, segundo ela, é real e muito comum, fortalecida pelos estímulos ao consumo. Essas pessoas, explica a especialista, pensam mais na imagem que o outros têm delas que consigo mesmas e o raciocínio pode ser transposto também para o tratamento que elas dão a seus bebês. “Acho que é claro que apelar para determinados produtos, que tiram de foco da verdadeira necessidade dos bebês, tem muito mais a ver com a expectativa da mãe do que da da criança”, afirma. “Uma coisa é pensar em uma roupa quentinha para o frio, outra coisa é querer um adorno meramente estético. Acho que isso é uma questão preocupante”, completa.