Pílulas anticoncepcionais são suspeitas de terem causado 23 mortes no Canadá, dizem autoridades

Pílulas fabricadas pela Bayer estariam relacionadas aos casos de reação adversa

por AFP 11/06/2013 13:25

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO/ PHILIPPE HUGUEN
Agência Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) já havia lançado em abril de 2012 uma advertência de que estas pílulas poderiam estar 'vinculadas a um risco maior de coágulos no sangue' (foto: AFP PHOTO/ PHILIPPE HUGUEN )
Ao menos 23 canadenses que tomam pílulas anticoncepcionais de consumo frequente morreram, em sua maioria devido a coágulos no sangue, de acordo com documentos do ministério da Saúde, informou nesta terça-feira a rede de televisão CBC. Os médicos e farmacêuticos, que são obrigados a notificar as reações adversas aos medicamentos, suspeitam que as pílulas Yaz e Yasmin do laboratório alemão Bayer foram as causadoras destas mortes, acrescentou a Canadian Broadcasting Corporation.

Centenas de mulheres podem ter sofrido os efeitos nocivos destes fármacos, disse o advogado que apresentou um recurso coletivo, citado pela CBC. Milhares de ações foram apresentadas contra a Bayer, em particular nos Estados Unidos.

A Agência Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) já havia lançado em abril de 2012 uma advertência de que estas pílulas poderiam estar "vinculadas a um risco maior de coágulos no sangue" e que esta informação deveria aparecer em sua bula. A Agência Europeia de Medicamentos também fez uma advertência similar em 2011. As pílulas Yaz e Yasmin da Bayer estão entre as mais vendidas e contêm drospirenona combinada com etinil estradiol, um estrogênio comum nos contraceptivos orais.