Visagismo cria imagem pessoal que revela as qualidades interiores

Técnica avalia as características físicas e utiliza princípios da linguagem visual. Conheça as quatro personalidades da beleza

por Lilian Monteiro 06/06/2013 14:30

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Maria Tereza Correia / EM /DA Press
As gêmeas Izabela e Daniela Alves gostaram tanto do resultado que buscam consultoria a cada dois meses para adequar ou mudar o estilo visual (foto: Maria Tereza Correia / EM /DA Press)
A sua imagem exterior reflete realmente quem você é? Revela sua personalidade e sua qualidade interior? Saiba que é possível desenvolver essa harmonia por meio do visagismo, nome dado à técnica criada pelo cabeleireiro francês Fernand Aubry em 1937 para a arte de criar uma imagem pessoal. É importante ressaltar que o conceito do visagismo existe há milênios, mas foi Aubry quem despertou o savoir faire. Assim como há casas bonitas, mas desconfortáveis, há cortes e penteados belos que deixam a pessoa feia porque não são adequados.

No Brasil, a procura por essa consultoria tomou força no início dos anos 2000 e o precursor do conceito no país é o artista plástico e escritor brasileiro Philip Hallawell, autor do livro Visagismo – Harmonia e estética, da Editora Senac, no qual ensina os princípios básicos de harmonia e estética do rosto e mostra como criar efeitos por meio da linguagem visual e da criatividade, fugindo das fórmulas padronizadas.

Maria Tereza Correia / EM /DA Press
Renata Falcão, dona do salão Jump, diz que o cliente é quem decide o que fazer e direciona o visagista a mexer em algo exterior para refletir o interior (foto: Maria Tereza Correia / EM /DA Press)
O visagismo oferece uma imagem personalizada e única ao levar em conta o formato do rosto, a textura dos fios de cabelo, o tom da pele e o tipo físico. Analisa as características faciais, a postura e a forma de andar. Traduz o intelecto, decifra a emoção, a expressão, a intuição e a vontade. Em Belo Horizonte, no salão Jump, no Bairro São José, na Região da Pampulha, comandado por mãe e filha, Ieda Pereira e Renata Falcão, os profissionais têm formação visagista e auxiliam o cliente a descobrir sua marca interior que será expressa por meio da imagem: corte, coloração, maquiagem, penteado e outros recursos estéticos.

“Depois de 40 anos pesquisando a reação das pessoas diante de seus quadros, essencialmente rostos, Philip definiu traços da personalidade por meio de curvas, linhas, formas geométricas e cores que revelam 100% de quem somos. Nada menos do que 70% de quem somos é determinado pela imagem dos ombros para cima”, explica Renata. Segundo ela, uma pesquisa constatou que de cada 10 clientes, sete saem insatisfeitas do salão, e o visagismo surgiu para dar segurança e aprovação. “Quase anula o risco de o cliente não saber o que deseja e de o profissional não saber interpretá-lo. É o cliente quem decide o que fazer e direciona o visagista a mexer em algo exterior para refletir o interior.”

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
'Fiquei chocado e extasiado,porque a visagista foi muito assertiva sobre meu perfil. Não saberia apontar uma falha', diz Marcelo Siqueira, advogado (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
O ganho para o profissional e o cliente foi enorme. Ieda assegura que a margem de erro é quase zero. “O profissional tem o cliente satisfeito e fidelizado porque oferecemos a ele a moldura correta. Fazemos uma adequação, não uma transformação. Dizemos como você é, não como está.” Ela ressalta que, além do impacto da mudança ainda no salão, a segunda reação, em casa, é “abrir o guarda-roupa e não se reconhecer. Ir às compras é automático”.

COMPORTAMENTO
As gêmeas Izabela e Daniela Alves, gerente comercial e especialista em previdência, respectivamente, se surpreenderam tanto que fazem consultoria a cada dois meses. “Numa das mudanças, quis uma imagem que chamasse a atenção, impusesse respeito e transmitisse uma personalidade decidida. O resultado foi extraordinário. Mudei corte, cor e fiz mechas para iluminar o rosto. Descobri que tenho personalidade de camaleoa e minha imagem pessoal precisa seguir meu espírito”, conta Daniela. Já Izabela diz que “muda-se a percepção da vida e o modo como as pessoas a veem e como você as enxerga, tanto na questão amorosa quanto na profissional. Muda o comportamento”.

A relações-públicas Priscila Regiane Vaz Aguiar revela que adotou uma mudança radical. De morena e corte chanel, hoje é loura. “Foi enorme o impacto, porque era como se a visagista soubesse tudo a meu respeito. Ao aceitar as orientações, me senti mais poderosa, o guarda-roupa é outro, a autoestima lá em cima e até o casamento ficou melhor. Resgatei quem de fato sou.”

O advogado Marcelo Siqueira, da Marques & Siqueira Sociedade de Advogados, teve o mesmo choque. Aberto a mudanças, decidiu que era hora de uma transformação. Por lidar com clientes exigentes, precisava de um visual que casasse com suas funções. Abriu mão do black power para investir em outro estilo. “Fiquei chocado e extasiado, porque a visagista foi muito assertiva sobre meu perfil. Não saberia apontar uma falha. Foi o que a credenciou para radicalizar e experimentar o novo. Tentava mudanças há dois meses e não ficava satisfeito. Um cabelo estilo militar, raspado nas laterais, mais descolado e exótico. Gostei tanto que penso em usar a técnica para contratar no escritório, já que andei errando.”

AS QUATRO PERSONALIDADES DA BELEZA

Salão Jump / Divulgação
(foto: Salão Jump / Divulgação)
» Melancólica:
É elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. É ligada à água, sua cor é o azul. Transmite calma e organização.

» Colérica: Expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente, é também líder. Ligada ao coração, sua cor é o vermelho. Transmite força, coragem e determinação.

» Sanguínea: É luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol, sua cor é o amarelo. Irradia alegria e entusiasmo.

» Fleumática: É serena e espiritualizada. Meiga, acolhedora e abnegada. É também diplomática e amigável. Ligada ao éter, sua cor é o roxo. Transmite segurança e paz.