Polêmica dieta do doutor Dukan quer ampliar seus adeptos no Brasil e na Rússia

Receitas do médico nutricionista francês, a base de proteínas e farelo de aveia, provocaram polêmicas na Europa e foram criticadas pela comunidade científica

por AFP 15/05/2013 10:11

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO / LOIC VENANCE
No Brasil, Dukan está perto de começar a segunda etapa de implantação e colocará à venda no fim de maio os produtos de seu regime, que proíbe comer açúcar, farinhas ou gorduras (foto: AFP PHOTO / LOIC VENANCE )
Os promotores da controversa dieta do doutor Dukan, um regime alimentar a base de proteínas e farelo de aveia, querem divulgar seu método no Brasil e na Rússia depois de tê-lo espalhado por Estados Unidos e China. As receitas do médico nutricionista francês Pierre Dukan provocaram polêmicas na Europa e foram muito criticadas pela comunidade científica.

Na terça-feira, Dukan apresentou em Moscou a versão em russo de seu site de assessoramento ("coaching") na internet, que serve de base aos que recorrem a este regime para emagrecer. "Nossas expectativas são enormes, estamos trabalhado nisso há mais de um ano", disse à AFP um porta-voz do grupo, Philippe Mascaras.

Na Rússia, 30% da população é afetada pelo sobrepeso. A conta do grupo no Vkontakte, o equivalente do Facebook na Rússia, já tem 400.000 seguidores. Segundo o porta-voz, já existem sites sobre o método Dukan nos Estados Unidos, "haverá na China imediatamente e seguiremos com o Brasil", indicou Mascaras.

No Brasil, o grupo está perto de começar a segunda etapa de implantação e colocará à venda no fim de maio os produtos de seu regime, que proíbe comer açúcar, farinhas ou gorduras. As vendas serão feitas em um primeiro momento pela internet, mas o grupo está negociando com uma grande rede de distribuição para comercializar seus produtos nos supermercados.

"No Brasil, o sobrepeso afeta 45% da população e é um fenômeno em crescimento. O desenvolvimento econômico favorece a tendência a consumir produtos ricos em substâncias que provocam o aumento de peso", explica Mascaras. A implantação do regime Dukan é sempre precedida pelo lançamento de um livro, traduzido em 25 línguas e que já vendeu 11 milhões de exemplares em todo o mundo.

Suas receitas, popularizadas na França em 2007, se estenderam rapidamente a outros países europeus, como Espanha, Grã-Bretanha, Itália, Polônia e Alemanha, antes de cruzar o oceano em direção aos Estados Unidos. Agora, os países emergentes são os que parecem mais preocupados pelas questões de sobrepeso, depois dos Estados Unidos, onde 60% da população sofre com obesidade.

"Isso se deve à ocidentalização, ao consumo de produtos com muitas calorias, ao excesso de marketing e de comunicação", indicou o porta-voz do regime Dukan.O faturamento do grupo alcançou 38 milhões de euros em 2012, contra 27,7 milhões em 2011.

Reprodução
Apesar de controversa, a dieta já tem site oficial em mais de dez países (foto: Reprodução)