Crianças e adolescentes que praticam tênis de mesa melhoram rendimento escolar

Especialistas dizem que jogo favorece o desenvolvimento dos reflexos e da capacidade de concentração dos praticantes

por Agência Estado 09/04/2013 11:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhãees/EM/DA Press - 20/04/2008
(foto: Beto Magalhãees/EM/DA Press - 20/04/2008)


O tênis de mesa, ou pingue-pongue como é popularmente conhecido, é um tipo de prática desportiva que não exige um grande investimento em infra-estrutura (basta uma mesa, duas raquetes, bola e uma pequena rede) e também possui regras muito simples e claras. Também pode ser praticado entre pessoas de sexo e faixa etária diferentes.

É um esporte que ajuda a fortalecer os músculos das pernas, panturrilha e abdômen. Também aumenta a flexibilidade, a coordenação motora e a capacidade aeróbica e queima calorias. Como não exige contato entre os adversários, é menor o risco de lesões musculares.

Segundo estudos feitos por especialistas em Educação Física, crianças e adolescentes que praticam o tênis de mesa, tiveram seu rendimento escolar aumentado. Segundo os pesquisadores, isso se deve ao fato do jogo favorecer o desenvolvimento dos reflexos e da capacidade de concentração dos praticantes.

Hoje o tênis de mesa é um esporte muito difundido em todo o país, com vários clubes e ginásios onde se pode praticar esta atividade tão prazerosa. Mesmo aqueles que não têm grandes pretensões desportivas, praticam o popular "pingue-pongue" como atividade de lazer extremamente saudável.