Atletas que se utilizam da autofala têm desempenho melhor

Técnica é utilizada na psicologia do esporte para aumento de concentração

por Agência Estado 08/04/2013 09:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação/SCE Studios San Diego
A técnica da autofala pode ser usada por atletas principalmente antes da execução de tarefas, a exemplo da rebatida no beisebol (foto: Divulgação/SCE Studios San Diego)


A autofala é uma das técnicas utilizadas na psicologia do esporte para aumento de concentração. Segundo pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP, ela pode ser usada por atletas principalmente antes da execução de tarefas, a exemplo de uma cobrança de pênalti no futebol, o lance livre no basquete ou a rebatida no beisebol.

Na pesquisa é explicado que a autofala imposta pelo treinador é chamada de autofala instruída, na qual o praticante apenas reproduz o que lhe for instruído. Já a modelada se dá pelo diálogo entre orientador da tarefa e praticante.

Estudo com sete jovens, entre 12 e 14 anos, foi verificado que a técnica ajuda a melhorar o desempenho de iniciantes em simulações esportivas. Os jovens foram divididos em duas modalidades esportivas, beisebol e boliche, presentes no jogo Wii Sports, para o console Nintendo Wii. A opção por videogame foi feita porque assim ficaria mais fácil analisar o desempenho. Em campo aberto, a atividade ficaria suscetível a vento, umidade, temperatura etc.