Boa alimentação pode ser usada contra diabete infantil

Crescimento da obesidade infantil também aumenta as taxas glicêmicas, contribuindo para o aparecimento do diabete entre os pequenos

por Agência Estado 04/04/2013 10:54

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beto Magalhaes/EM/D.A Press
(foto: Beto Magalhaes/EM/D.A Press)
O índice de crianças que apresentam sintomas de diabete vem aumentando a cada dia. Isto se deve em muito à grande quantidade produtos industrializados e ricos em açúcar, como doces, biscoitos recheados, chocolates, refrigerantes e também aos carboidratos das comidas tipo fast-food, como hambúrgueres, pizzas e salgadinhos.

Como se sabe, o diabete é uma enfermidade onde o organismo tem ausência ou deficiência da produção de insulina,feita pelo pâncreas, o órgão responsável por metabolizar os açúcares que são ingeridos durante nossa alimentação. Quando existe pouca insulina, o que ocorre é o aumento da glicemia no sangue, o que pode trazer conseqüências graves.

Devido ao excesso da ingestão de açúcar e carboidratos, somado a isso as facilidades do mundo atual, onde as crianças ao invés de irem correr e brincar na rua, ficam horas em frente a uma telinha jogando videogame, o crescimento da obesidade infantil também aumenta as taxas glicêmicas, contribuindo para o aparecimento do diabete entre os pequenos.

Os pais devem ficar atentos,incentivando e cobrando dos filhos uma alimentação mais saudável e alguma prática física que os levem a queimar calorias. Mas não adianta querer proibir o consumo de alimentos e bebidas extremamente calóricos. O importante é que a criança perceba que é preciso ter equilíbrio,ou seja, eventualmente pode-se comer um chocolate ou uma pizza, mas a base da alimentação deve ser mais balanceada, com muitas verduras, legumes e frutas na dieta.