Exercícios: o segredo de uma vida mais longa

Para viver mais, o exercício físico deve ser uma prática constante desde cedo

por Agência Estado 02/04/2013 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)

Todo ser-humano quer chegar à uma idade mais avançada com saúde e disposição para fazer o que gosta. Muito já foi dito sobre alimentos, medicamentos e fórmulas mágicas para se preservar o vigor da juventude na idade madura. No entanto, o principal ponto, de consenso hoje entre os especialistas, é praticar uma atividade física com regularidade.

Mas atenção: não vai adiantar muito passar a vida inteira como sedentário e ao chegar a uma idade mais avançada começar a querer se exercitar. Para viver mais, o exercício físico deve ser uma prática constante desde cedo. E também não funciona ser aquele "atleta de final de semana", ou seja, ficar parado a semana inteira e resolver,por exemplo, correr no domingo. Isto pode ser até prejudicial à saúde.

As pessoas fisicamente ativas têm uma qualidade de vida melhor. Geralmente estão sempre dentro do seu peso ideal tem a pressão arterial e a freqüência cardíaca em níveis normais, tem maior volume de oxigênio pulmonar, o que dá mais resistência,tem mais flexibilidade do corpo e uma melhor postura da coluna. Quem pratica atividade física também apresenta mais resistência à doenças.

Já quem não pratica qualquer atividade física diária, transforma o corpo num depósito de tensões musculares acumuladas, deixando os músculos mais fracos. É uma pessoa que provavelmente será muito mais afetada pelo estresse do dia a dia do que aqueles rotineiramente ativos. Então, não perca mais tempo. Escolha uma atividade, faça exames de avaliação física antes de iniciar e...mexa-se!