Gangnam Style, sucesso do YouTube, completa 10 anos

Cantor e rapper sul-coreano Psy bateu vários recordes com a canção que estourou em 2012

Reprodução/YouTube
Gangnam Style, completa 10 anos (foto: Reprodução/YouTube)

Apesar do reinado atual do TikTok, o YouTube ainda é uma das plataformas de vídeo mais acessadas no mundo. E há uma década, em 15 de julho de 2012, a plataforma recebia o que seria o primeiro vídeo a bater a marca de 1 bilhão de visualizações: o videoclipe de Gangnam Style, do cantor sul-coreano Psy, cujo nome verdadeiro é Park Jae-sang.

A batida energética e as danças engraçadas se tornaram um fenômeno mundial, e o "passinho do cavalo" provocou milhares de imitações e paródias nas redes sociais. Fãs entoavam a frase principal da faixa, que, romanizada, seria "Oppa, Gangnam Style".

 

"Oppa" é o modo de tratamento de mulheres com homens mais velhos, com proximidade de um amigo ou irmão. Já "Gangnam" é o nome de um distrito de Seul, capital da Correia do Sul. A região é uma das mais ricas da cidade. A canção faz uma crítica social, falando sobre o estilo refinado e, ao mesmo tempo, selvagem.

 

Á época, o rapper que já era popular em seu país natal, mas pouco conhecido globalmente, alcançou recordes ainda inéditos na história da internet. Além de ser o primeiro vídeo a ter mais de um bilhão de views, a faixa também se tornou a primeira canção sul-coreana a entrar nos charts de mais de 30 países, reformulando os conceitos do entretenimento, ao mostrar que, mesmo sem usar o inglês dominante como linguagem, foi possível pode conquistar audiências internacionais através do mercado on-line e abiu as portas para um mercado que estava engatinhando: o streaming.

 

No auge do sucesso, Psy estava em todos os cantos: dividindo o palco com a cantora americana Madonna, em Nova Iorque, liderando um 'flash mob' para uma multidão diante da Torre Eiffel, em Paris, num trio elétrico da Claudia Leitte em Salvador, ou se apresentando para o 44º presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama em Washington.

 

Vale destacar, que graças o alcance musical através da internet, ocorreu uma mudança na forma como as paradas musicais são compiladas. Atualmente, a Billboard passou a levar em consideração os índices de visualização e transmissão no YouTube.

 

Depois de fazer tamanho sucesso com Gangnam Style, Psy lançou três álbuns. O mais recente, Psy 9th, foi lançado em abril pelo P NATION, selo e agência de artistas que fundou em 2019. Dez anos depois de virar um fenômeno global, em entrevista à AFP em junho passado, o artista de 44 anos idade afirmou que está no melhor momento de sua vida, orgulhoso de seu "maior troféu", mas livre da pressão de repetir o tamanho sucesso.

"Eu tinha uma dependência enorme da canção (...) Mas você, aconteceu há 10 anos, então agora sou realmente livre".

PSY

Confira, abaixo, o videoclipe de Gangnam Style:

MAIS SOBRE MUSICA