Prêmio destinado a mulheres do hip hop tem inscrições abertas em BH

Mulheres artistas podem se inscrever no concurso que vai premiar 11 produções plurais de todo o Brasil; inscrições vão até o dia 21 de julho

Divulgação/Nunca Fui Barbie/Vira Lata
Integrantes do coletivo Nunca Fui Barbie lançam concurso para mulheres do Hip Hop (foto: Divulgação/Nunca Fui Barbie/Vira Lata)

Iniciativa do coletivo Nunca Fui Barbie premiará 11 produções do movimento hip hop de mulheres plurais de todo o Brasil. O Prêmio Hip Hop Lugar de Mulher está com inscrições abertas até o dia 21 de julho.

Mulheres cis e trans artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana podem se inscrever no concurso que vai premiar iniciativas do movimento Hip Hop.

 

Serão aceitos projetos que sejam ligados aos elementos artísticos do Hip Hop. São eles DJ (Disc Jockey), Mc (Mestre de cerimônia), Breaking (Dança), Graffiti Writer (artes plásticas).

 

A ação, do coletivo Nunca Fui Barbie, tem o objetivo de incentivar ainda mais o crescimento da presença feminina no cenário hip hop, com o intuito de combater a desigualdade do acesso à cultura e aos direitos humanos. Conscientizando a comunidade sobre o respeito a presença feminina, valorizar a cultura nacional e contribuir para um ambiente melhor para se viver em sociedade. Os vídeos premiados serão lançados em uma programação virtual no YouTube.

 

O Prêmio Hip Hop Lugar De Mulher é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Projeto 0829/2021 (FMLC). A premiação se divide em duas categorias: a primeira contempla artistas do Audiovisual, com abrangência nacional. O prêmio de R$ 1 mil vai contemplar três de Bgirls, três mulheres da música e três grafiteiras. Se você ficou interessada envie um vídeo de sua performance no formulário de inscrição, clicando aqui!

 

A segunda, vai selecionar duas artistas mineiras que desenvolvem projetos/ações/iniciativas do movimento hip hop. Se você ficou interessada acesse o formulário disponível na internet, clicando aqui!.

Nunca Fui Barbie

O coletivo Nunca Fui Barbie se apresenta como um grupo de mulheres plurais com objetivo de levantar a discussão sobre temas relacionados a construção de uma cultura de equidade e de direitos da mulher, de forma artística e didática, tentando aliar a cultura Hip Hop. Criado em 2019 por iniciativa da grafiteira Pimenta que convidou a também grafiteira e muralista Kakaw para se juntar a ela nessa caminhada. Em 2021 chega Mari Flô para integrar esse time de peso.

 

Atualmente buscam empoderar e unir outras mulheres dentro da cena da arte urbana mineira através da criação de uma série de podcast, vídeos, festivais e murais, gerando representatividade e conteúdos de qualidade sobre produções artísticas de mulheres na cultura Hip Hop, promovendo assim uma retratação histórica.

MAIS SOBRE MUSICA