Ed Sheeran vence processo milionário por 'Shape of You'

Artista britânico foi inocentado no processo de plágio da canção Oh Why, do cantor Ross O'Donoghue

Muka Oliveira 22/06/2022 19:19
Reprodução/Instagram
O cantor britânico Ed Sheeran (foto: Reprodução/Instagram)

O cantor britânico Ed Sheeran, de 31 anos, foi inocentado no processo de acusação de plágio pelo hit Shape of you e deverá receber a quantia de U$ 1 milhão pela decisão da Justiça do Reino Unido.

O processo já havia sido revelado em abril, mas os valores não haviam sido anunciados na ocasião. De acordo com a sentença do juiz britânico, Ed Sheeran não plagiou a música Oh Why, canção de Ross O’Donoghue lançada em 2015. Durante desabafo em uma live, o dono do álbum Divide falou sobre as acusações de plágio que vem recebendo ao longo de sua carreira e criticou os artistas que copiam músicas de outros cantores, sem os devidos créditos.

“Enquanto estamos claramente felizes com o resultado, eu sinto que alegações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura onde uma alegação é feira com a ideia que um acordo será mais barato do que ir para o tribunal. Mesmo quando não há embasamento para a alegação. Isso é muito perigoso para a indústria de composição musical”, afirmou Ed Sheeran.

Ainda segundo o cantor, alegações sem fundamentos precisam acabar na indústria musical para evitar experiências frustradas nos tribunais. "Coincidências tendem a acontecer quando 60 mil músicas são lançadas todos os dias no Spotify e 22 milhões de músicas por ano. E só há 12 notas disponíveis. Processos judiciais não são experiências agradáveis e eu espero que essa decisão signifique que no futuro, alegações como essa possam ser evitada. Isso tem que acabar”, disse o cantor.

MAIS SOBRE MUSICA