Banda causa polêmica ao fazer 'pregação evangélica surpresa' em show

Grupo NLM faz parte de igreja fundada na Holanda, e usa método de evangelizar sem aviso prévio para penetrar públicos 'inatingíveis'

Divulgação
Banda NLM (foto: Divulgação)
 

Uma banda de rock norte-americana vem causando polêmica no Brasil. Mesmo sem ser muito conhecida, a NLM (No Loger Music), armou uma turnê pelo país, que já passou por cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro, e se estenderá até a região sul. Quem vai ao show, acaba sendo surpreendido com uma pregação evangélica.

O assunto ganhou força quando Gabriela Cavalherio, que é produtora de conteúdo e estava no show de São Paulo, fez uma longa thread no twitter, contando sobre as nuances do show da NLM e como a coisa descamba de uma apresentação de rock para uma pregação evangélica.

 

Segundo Gabriela e várias outras pessoas que compareceream aos shows, a abordagem foi bem problemática. Em dado momento, há uma simulação de suicídio no palco. Logo depois, o personagem é revivido graças ao 'amor de Deus', e os porta-vozes da banda começam a falar sobre dar fim ao que chamaram de 'escravidão espiritual e falta de Deus'. 

Como a banda é menos conhecida no Brasil, os eventos usaram outros nomes do cenário do rock como 'iscas' ao público, como Scalene, Bullet Bane, Dead Fish e Day Lins. Alguns artistas se pronunciaram publicamente a respeito do caso, como Sebastian, que se apresentou no mesmo evento com seu projeto solo, chamado Sebastianismos.

Quem ia ao show, lia o flyer, se deparava com o nome da NLM e achava que era só mais uma banda dos Estados Unidos. Mas de onde surgiu o grupo cristão que 'prega de surpresa'?

As origens da No Loger Music 

A NLM (abreviação para No Loger Music), fundada por David e Jodi Pierce, em Amsterdã, faz um som com raízes calcadas no pop punk e outras vertentes do movimento emo, mas sua origem está calcada em outro movimento: o cristão. A banda surgiu dentro de um grupo de estudos chamado Steiger, que foi fundado na Holanda, em 1983.

 

O objetivo do Steiger através da NLM é “usá-la como ferramenta para comunicar o Evangelho de Jesus para essas pessoas jovens que nunca entrariam em uma igreja”. Além disso, a criação da banda visa chegar em lugares vistos como ‘inalcançáveis’ pelo grupo de cristãos. "Isso levou à criação de ministérios, à criação de novas igrejas e ao surgimento de uma onda de seguidores de Jesus que são apaixonados por levar o amor de Cristo àqueles que, de outra forma, não o experimentariam", diz um texto disponível no site oficial da banda. 

o Steiger tem uma filial no Brasil e é possível acompanhar todas as ações do grupo pelo site oficial e canal no Youtube. O show que a NLM faria em Florianópolis, Santa Catarina, no próximo sábado, foi cancelado. 

 

MAIS SOBRE MUSICA