Paulo Coelho se oferece para financiar festival rejeitado pela Funarte

Parecer técnico que indeferiu o aporte de recursos para o Festival do Capão cita motivos ideológicos

Reprodução/Twitter
Paulo Coelho e Christina Oiticica (foto: Reprodução/Twitter)
Na madrugada desta quarta-feira (14/7), o escritor Paulo Coelho afirmou, através do Twitter, que irá se dispor a financiar o Festival de Jazz do Capão, realizado na Chapada Diamantina, na Bahia.

O evento chamou a atenção após ser reprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) para receber o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O parecer técnico que levou à reprovação dizia que “o objetivo e finalidade maior de toda música não deveria ser nenhum outro além da glória de Deus e a renovação da alma".

No Twitter, Coelho publicou uma foto ao lado da esposa, Christina Oiticica, e escreveu: "A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145.000). Entrem em contato via Mensagem Direta pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia”.

Para embasar o indeferimento dos recursos, o documento da Funarte também mencionou uma publicação no Facebook em que o evento se posiciona como “um festival antifascista e pela democracia”.

A publicação, feita pelo perfil do Festival em 1º de junho de 2020, diz: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”.

O parecer, então, conclui: “a candidatura deste que se postulou a Arte ao concorrer à categoria de Projeto Cultural, apresenta-se desconfigurada e sem acepção a esse atributo. Portanto, o sumário de propositura à chancela do MTur deve ser conduzido ao indeferimento, S.M.J. deste Ministério”.
Reprodução/Facebook
Post feito pelo perfil do Festival (foto: Reprodução/Facebook)
 

Divulgado pelo G1, o parecer é datado de 25 de junho de 2021 e foi assinado pelo então coordenador do Programa Nacional de Apoio à Cultura da Funarte, Ronaldo Gomes. Ele foi exonerado do cargo no dia 1° de julho.
 
No Twitter, Mario Frias, secretário especial de cultura do governo Jair Bolsonaro, se pronunciou sobre o assunto: "Não aceitarei que a cultura nacional seja rebaixada a condição de panfletagem partidária. A lei é bastante clara, apenas eventos culturais serão financiados com a verba federal da Rouanet", escreveu.

O Festival de Jazz do Capão, que existe desde 2010, já recebeu artistas brasileiros renomados como Ivan Lins, Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal e Toninho Horta. Nas três últimas edições (2017, 2018 e 2019), também foram atrações músicos como Egberto Gismonti, Débora Gurgel, César Camargo Mariano, a norte americana Michaela Harrison, o grupo alemão Kapelle 17, além de artistas do Vale do Capão, de Salvador e jovens do curso de música da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
Veja a publicação de Paulo Coelho, abaixo:
 

MAIS SOBRE MUSICA