Nos 80 anos de Roberto Carlos, relembre curiosidades sobre o cantor: 

De superstições, a paixão por rosas e pela cor azul; são tantas emoções, confira abaixo: 

Reprodução/Instagram/Caio Girardi  
Cantor e compositor Roberto Carlos (foto: Reprodução/Instagram/Caio Girardi  )
Considerado um dos principais nomes da música brasileira, o Rei Roberto Carlos completa 80 anos nesta segunda-feira (19/4). 
Roberto é o artista latino-americano que tem mais discos vendidos. E é o cantor brasileiro que mais vendeu discos no mundo. Em sua carreira ele possui grandes sucessos musicais como: Amigo; Além do horizonteÉ proibido fumarComo é grande o meu amor por vocêÉ preciso saber viver; O calhambequeSplish SplashEsse cara sou eu; Detalhes; e Jesus Cristo.  
 
Além das faixas de sucesso, ele comanda o tradicional especial de Roberto Carlos de final de ano da Tv Globo. O Rei em seus mais de 60 anos de carreira acumula muitas emoções. Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi, já dizia o cantor na canção clássica Emoções.  
 
Em comemoração ao aniversário do cantor e compositor Roberto Carlos, o Portal UAI preparou uma lista de curiosidades sobre a trajetória do artista:  
 
Infância 

Roberto Carlos Braga nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, Espirito Santo, no dia 19 de abril de 1941. É o quarto filho de relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga.   
Perna amputada após acidente 
 
Aos seis anos de idade, enquanto brincava, Roberto sofreu um acidente, onde foi atropelado por um trem, perdendo assim parte de sua perna direita. Durante a infância, ele usava muletas e aos quinze anos, ganhou a primeira prótese. Entretanto, há quem cogite que este assunto sobre a perna mecânica se trata de uma fake news, mas não é. 
Primeira apresentação 
 
Roberto Carlos estudou em um conservatório de música. Sua primeira apresentação pública, aconteceu aos nove anos de idade, quando participou de um programa infantil na Rádio Cachoeira.  
 
Religiosidade 
 
Roberto foi batizado aos 23 anos idade. A demora em seu batismo se deu pelo fato do cantor ser filho de mãe católica e pai espirita, os pais do artista entraram em acordo e decidiram esperar o filho crescer e decidir qual religião gostaria de seguir. 
Sucesso na Jovem Guarda
 
Roberto alcançou a fama nos anos 60 ao se tornar um dos principais nomes da Jovem Guarda, movimento cultural brasileiro que popularizou o rock no Brasil. A sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950.
 
O cantor estreio o programa televisivo exibido pela Tv Record, apresentado por ele e o cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléia. O trio transformou-se em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.  
Briga com Tim Maia  
 
Roberto Carlos e Tim Maia tiveram um grupo musical formado no Rio de Janeiro em 1957, os Sputniks. A banda terminou pouco tempo depois, entretanto de maneira transtornada e a relação entre os dois artistas ficaram estremecidas durante ao longo dos anos. 
 
No filme Tim Maia (2014), o Rei é descrito como vilão, chegando a esnobar o falecido várias vezes no decorrer da trama. Entretanto, o filme foi editado pela Globo Filmes e o cantor em depoimento relatou o que aconteceu naquela época.  
 
Apesar dos conflitos, em 1985, Tim foi convidado para o especial de fim de ano do Roberto Carlos
 
Supersticioso 
 
O artista coleciona superstições, Roberto não assina contratos ou documentos importantes na lua minguante; não passar por baixo de escadas, nem pronuncia algumas palavras, como azar e maldade. E não gosta das cores roxo e marrom, sua cor preferida é a azul. 
 
E possui aversão ao número 13. Ele evita 13 pessoas a sua volta, não utiliza carro que tenha o número na placa e não entra em voo que tenha apenas 13 poltronas. 
O apelido de Rei 
 
Roberto Carlos é chamado de rei desde a década de 1960. A primeira pessoa que o chamou deste modo foi o Velho Guerreiro Chacrinha, em 1966. O cantor gostou tanto do apelido que realizou uma cerimônia de coroação em seu programa na TV Excelsior.  
 
Roberto ganhou o título de Rei da Juventude, foi coroado pela sua mãe, Lady Laura. “A coroação provocou um congestionamento de três horas no Leblon, ao redor do Teatro Astória, onde tudo aconteceu”, escreveu Denilson Monteiro na biografia do Chacrinha
 
A coroa utilizada na brincadeira de 1966 foi leiloada em 2015, por R$ 20 mil.  
Paixão pelas rosas  
 
Sempre acompanhado pelas rosas, é comum vê-lo distribuindo as flores aos fãs durante as suas apresentações. As rosas se tornaram marca registrada do artista. Em uma entrevista ao extinto, Programa do Jô, em 2016, ele revelou que chega a lançar ao público por volta de 120 flores em cada um de seus shows.   
Processo contra si mesmo?  
 
Em 2016, o artista perdeu uma ação judicial contra um corretor de imóveis que também se chama Roberto Carlos. O Rei não gostou de saber que a empresa chamava Roberto Carlos Imóveis. Entretanto, a Justiça defendeu que o corretor não se valeu do nome do artista para se beneficiar e o cantor Roberto Carlos perdeu a ação.   
 
Dueto com Pabllo Vittar 
 
Em 2018, o cantor foi questionado se aceitaria convidar a drag queen Pabllo Vittar para um dueto em um de seus especiais de fim de ano, na Tv Globo. O Rei deixou o convite em aberto: “Porque não? Colocamos sempre pessoas que estejam em evidência”. Vale destacar que o Rei, cantou Show das poderosas com Anitta no especial de Natal
Músicas mais tocadas e regravadas 
 
O cantor é dono de um dos maiores bancos de dados da América Latina, são 676 músicas e 1.138 gravações cadastradas no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). 
 
De acordo, com o levantamento a canção É preciso saber viver é a mais tocada nos últimos cinco anos, enquanto a mais gravada por outros artistas até agora foi Emoções
 

Artistas e grupos musicais já interpretaram suas canções. Titãs com É preciso saber viver, Fafá de Belém com Desabafo, Maria Bethânia com Fera Ferida, Ana Carolina com Força estranha, Alcione com Sua estupidez, Ivete Sangalo com Lady Laura, Sandy com As canções que você fez para mim e Jota Quest com Além do horizonte, confira abaixo:
 
Confira abaixo, o ranking de músicas de Roberto Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos: 
 
1 – É preciso saber viver (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
2 – Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos)  
3 – Além do horizonte (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
4 – Chegaste (Roberto Carlos / Encarnita Garcia De Jesus)  
5 – Eu te amo te amo te amo (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
6 – Emoções (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
7 – Esse cara sou eu (Roberto Carlos)  
8 – Detalhes (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
9 – Gatinha manhosa (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)  
10 – Nossa senhora (Erasmo Carlos / Roberto Carlos) 
 
E abaixo, o ranking de músicas de autoria do Rei mais gravadas até hoje: 
 
1 – Emoções  
2 – Como é grande o meu amor por você  
3 – Jesus Cristo 
4 – Detalhes  
5 – Nossa senhora  
6 – Sentado à beira do caminho  
7 – Olha  
8 – E preciso saber viver 
9 – Se você pensa  
10 – Proposta  

MAIS SOBRE MUSICA