Spotify retira músicas da distribuidora de k-pop Kakao M e revolta fãs

Motivo teria sido a concorrência entre as duas empresas

Reprodução/CC
O grupo Mamamoo foi um dos mais afetados (foto: Reprodução/CC)
Após ter excluído todas as canções de k-pop do distribuidor Kakao M, uma das maiores distribuidoras de música da Coreia do Sul, de seu catálogo, o Spotify foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no mundo neste domingo (28/2).

A mudança, segundo os fãs, estaria prejudicando artistas que não têm distribuição própria no Ocidente, como a cantora IU e os grupos Mamamoo e Oneus, que tiveram seus trabalhos retirados da plataforma, o que deixou os fãs indignados. 

De acordo com o portal Kpop Charts, a exclusão dos artistas do Spotify aconteceu devido a uma disputa entre as empresas Kakao M e Spotify. Revoltados, os fãs das bandas estão realizando protestos contra a distribuidora, que também é proprietária da plataforma de streaming de música Melon.

Tablo, que é membro do grupo musical Epik High comentou o desentendimento entre as empresas em sua conta no Twitter: “Aparentemente, há um desacordo entre nossos distribuidores Kakao M e Spotify, o que fez nosso novo álbum, Epik High Is Here, não estar disponível globalmente, o que é contra a nossa vontade. Independentemente de quem é o culpado, por que é sempre o artista e seus fãs que sofrem quando os negócios colocam a ganância sobre a arte?", escreveu o artista.
 
Veja as reações dos fãs:
 
 

Atualização

Em nota, o Spotify explicou o ocorrido: "O Spotify confirma que a partir de 1º de março de 2021, o catálogo da KakaoM não estará mais disponível para nossos ouvintes em todo o mundo devido ao vencimento da nossa licença. Temos trabalhado com a KakaoM ao longo do último ano e meio para renovar o acordo de licenciamento global, para que a música de seus artistas permaneça disponível para os mais de 345 milhões de ouvintes do Spotify em cerca de 170 mercados ao redor do mundo. Apesar de nossos melhores esforços, o acordo de licenciamento existente que tínhamos com a KakaoM (que cobria todos os países, exceto a Coréia do Sul) foi encerrado. O fato de ainda não termos chegado a um acordo sobre um novo acordo global é lamentável para seus artistas, bem como para fãs e ouvintes em todo o mundo. Esperamos que essa interrupção seja temporária e possamos resolver a situação em breve. Continuamos comprometidos em trabalhar com detentores de direitos locais, incluindo a KakaoM, para ajudar a expandir o mercado musical coreano e o ecossistema de streaming em geral".

MAIS SOBRE MUSICA