Banda Lurex é versão mineira de Bohemian Rhapsody

Grupo cover no Queen já tem quase 20 anos de estrada na música mas agora nota interesse ainda maior do público, depois do filme que ganhou quatro Oscars

por Walter Felix 03/03/2019 06:00
Marcos Bellusci/Divulgação
Cover do Queen, a banda mineira Lurex existe há 20 anos e canta também repertório solo de Freddie Mercury (foto: Marcos Bellusci/Divulgação)

Quem ainda não ouviu falar na banda Lurex pode achar que os quatro integrantes investiram no projeto de tributo ao Queen impulsionados pelo sucesso de Bohemian rhapsody, o longa sobre a história de Freddie Mercury e da banda que venceu quatro Oscars no domingo passado. Sucesso também de público, o filme continua em cartaz em cinemas de BH, quatro meses depois de sua estreia, e alavancou também a canção homônima. Bohemian rhapsody se tornou a composição do século 20 mais ouvida em streaming, em dezembro passado.

No entanto, o grupo mineiro cover do Queen já conta com quase duas décadas de história. Fãs dos célebres roqueiros britânicos, os irmãos Reinaldo Amand (vocais e teclado) e Renato Amand (bateria e backing vocal) se uniram ao amigo Fran Lurex (contrabaixo) em 2000. Há cerca de três anos, o guitarrista Fil Ferrer se integrou à formação original. Foi quando o investimento na banda se acentuou, com a contratação de produtor, um melhor trato na concepção dos shows e uma presença mais assertiva da Lurex em casas noturnas de BH.

Desde que Bohemian rhapsody entrou em cartaz, em novembro passado, o interesse do público pelos shows da banda cover aumentou. “Notamos uma galera diferenciada nas apresentações, como crianças e adolescentes acompanhados dos pais e também pessoas mais velhas, que não costumam frequentar pubs, mas vão às casas pelo desejo de redescobrir o Queen”, diz o vocalista Reinaldo Amand.

TEATRAL

“Estamos sempre tentando inovar, adicionando novas músicas do repertório do Queen e investindo também no espetáculo visual. Tentamos fazer com que o público se imagine em um show da banda, entre as décadas de 1970 e 1980. Há uma preocupação não só com o som, mas também com o lado teatral da apresentação”, conta Reinaldo.

Ele diz que não faz grandes esforços para ficar parecido com Freddie Mercury. “Já tenho físico e tom de voz razoavelmente parecidos com os dele. Deixo o bigode para acentuar essa semelhança.” O filme estrelado por Rami Malek, que levou o Oscar de melhor ator, fez com que o mineiro desse mais evidência a um figurino, em especial: a regata branca com calça jeans, bracelete e cinto prateados. Esse foi o look de Mercury no histórico show do festival beneficente Live aid, em 1985, cuja reencenação é considerada o ponto alto de Bohemian rhapsody.

Também do filme vem a nova introdução dos shows da Lurex. Ao início das apresentações, eles adicionaram a fanfarra da Fox executada em guitarra, em uma clara referência ao longa. “Gostamos muito do filme. A representação do Rami Malek é impecável. O ator foi muito cuidadoso e dedicado em se parecer com o Freddie. Não o achei caricato em nenhum momento”, opina Reinaldo.

O nome da banda é uma referência a Larry Lurex, primeiro codinome artístico adotado por Freddie Mercury, no início da década de 1970. Lurex é também o tecido brilhante muito usado pelo cantor nos primeiros anos de carreira. Além dos grandes sucessos do Queen, o repertório da Lurex traz canções da carreira solo de Freddie Mercury, como How can I go on, do álbum Barcelona, gravado em dueto com a cantora lírica espanhola Montserrat Caballé.

LUREX

Com Bloco da Insanidade, Bandasa, Banda Intensidade e Motoca e os Acelerados. Festa Praia Insana. Domingo (3/3), a partir das 19h. Mercado Distrital do Cruzeiro, Rua Opala, s/nº, Cruzeiro. (31) 3284-0709. Ingressos a partir de R$ 80 (3º lote). Vendas pelo site sympla.com.br.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA