Morre Keith Flint, líder da banda The Prodigy. Causa foi suicídio

Grupo britânico foi uma das formações mais influentes da cena rave underground dos anos 1990

por AFP 04/03/2019 10:55
Ed Jones/AFP
Keith Flint em show em 2015 (foto: Ed Jones/AFP)
O vocalista e líder do grupo britânico de música eletrônica The Prodigy, Keith Flint, morreu aos 49 anos no condado de Essex, a leste de Londres, informou nesta segunda-feira (4) a banda em um comunicado.

"É com grande emoção e profunda tristeza que devemos confirmar a morte de nosso irmão e amigo Keith Flint", anunciou o grupo. "Um verdadeiro pioneiro, inovador, uma lenda. Para sempre sentiremos sua falta", homenageou a banda.
  
Sua morte, em um primeiro momento, não era considerada suspeita, segundo anunciou a polícia de Essex. Um porta-voz afirmou que "um homem de 49 anos foi declarado morto no local. Seus parentes mais próximos foram informados. A morte não está sendo tratada como suspeita e um arquivo será preparado para o legista ”. 
 
No entanto, Liam Howlett, que formou o Prodigy em 1990, confirmou posteriormente via Instagram que Keith Flint havia se suicidado. "A notícia é verdadeira, não posso acreditar que estou dizendo isso, mas nosso irmão Keith tirou a própria vida no fim de semana", escreveu ele. "Estou chocado, com raiva, confuso e com o coração partido ..... irmão Liam". 
 
A morte coincide com o início de uma turnê internacional para promover o sétimo álbum da banda, No tourists, com shows previstos na Colômbia e na Áustria no início de abril, várias datas nos Estados Unidos em maio e na França durante o verão.

Personagem carismático e estilo demoníaco, com cabelos espetados, piercings e tatuagens que assustavam crianças, Keith Flint conquistou o público com sua interpretação do título Firestarter em 1996.

Misturando elementos do punk e da dance music, ajudou a fazer do The Prodigy uma das bandas mais influentes na cena rave underground, após o lançamento em 1997 do álbum The fat of the land, que incluiu o polêmico hit Smack my bitch up.

"Havia uma disposição real de não fazer concessões", disse Flint à AFP em 2015. "Nós realmente precisávamos de um antídoto para a cena DJ, daí uma certa brutalidade", explicou na ocasião.

O anúncio da sua morte provocou uma onda de reações nos círculos artísticos.

"É tão triste ouvir a notícia sobre Keith Flint. Ele era sempre muito engraçado, e foi muito legal com Tom (Rowlands) e eu quando começamos a fazer shows juntos", tuitou Ed Simons, da dupla britânica The Chemical Brothers. "Nós perdemos um titã", declarou, por sua vez, a cantora soul Beverley Knight.

MAIS SOBRE E-MAIS