Depois de uma boa pesquisa, o músico e arranjador Fred Natalino descobriu Quando chega o carnaval, a primeira canção composta (e nunca gravada) por Chico César. O registro foi encontrado em uma antiga entrevista do músico paraibano à Rádio Senado. Em dado momento, Chico cantarolou a canção.
saiba mais
Herdeiras do legado de Chiquinha Gonzaga, compositoras lutam por espaço na música brasileira
Clipe de Preta Gil com Gal Costa sobre diversidade é removido do YouTube
Show gratuito reúne quatro feras da música instrumental brasileira
Orquestra Filarmônica de Minas Gerais anuncia 57 concertos para 2018
Trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema embalam concerto da Orquestra Ouro Preto, em BH
Antes que Chico suba ao palco, a OSMG vai interpretar uma suíte arranjada por Natalino. No momento instrumental, estarão trechos de 42 canções compostas por Chico, executadas ao longo de cinco minutos. É um trabalho quase de ourivesaria, que Natalino vem empreendendo a cada nova edição do projeto.
“A partir do Sinfônica Pop com Luiz Melodia (há quase dois anos) nos foi proposto que houvesse uma abertura instrumental, antes de o artista convidado entrar em cena”, lembra Natalino. Com Melodia, ele criou uma suíte a partir de 14 canções. A cada novo artista convidado – Elba Ramalho, José Miguel Wisnik, Lenine – Natalino aumentou o número de canções para a suíte, até chegar às 42 de Chico César.
Projeto que une a música popular à música de concerto, a Sinfônica Pop vai se debruçar nesta edição sobre o repertório mais recente de Chico, por sugestão do próprio (confira lista nesta página). “Quando houve o convite, pensei no show do DVD Estado de poesia ao vivo (lançado em junho) que estamos fazendo em todo o país. A diferença aqui é a participação da orquestra”, conta ele. Além dos músicos da OSMG, os dois concertos vão contar com três instrumentistas que acompanham Chico: o baterista Gledson Meira, o pianista Xisto Medeiros e a baixista Lana Ferreira.
Em BH desde meados desta semana para ensaiar com a OSMG, Chico comentou que os ensaios foram maravilhosos. “Eu já tinha recebido os arranjos, mas nada se compara à presença dos músicos e do maestro. Ver as pessoas executando as canções é muito diferente de um computador”, comenta ele, que já teve seu repertório vertido para arranjos orquestrais em outras ocasiões.