Show gratuito reúne quatro feras da música instrumental brasileira

Robertinho Silva, Carlos Malta e a dupla Fernando Melo e Luiz Bueno, do Duofel, se apresentam na Praça Floriano Peixoto

por Ana Clara Brant 10/11/2017 10:16

Aloizio Jordão
Carlos Malta, Fernando Melo, Luiz Bueno e Robertinho Silva se apresentam neste sábado, 11. (foto: Aloizio Jordão)

Sábado, 11, será um dia especial para Robertinho Silva, Carlos Malta e a dupla Fernando Melo e Luiz Bueno, do Duofel. BH assistirá ao 11º show dos quatro, a partir das 19h30, na Praça Floriano Peixoto.

“É dia 11 do 11. Se somar, dá quatro (1+1 1 1). Então, tem tudo a ver conosco, pois o nome do nosso projeto é Duo Dois. Estamos muito felizes com essa soma musical e ainda mais de tocar em Belo Horizonte neste dia tão icônico. A cidade respira cultura”, celebra o multi-instrumentista Carlos Malta, também compositor, orquestrador e produtor.

Depois de os quatro se esbarrarem por tantos anos na estrada, Malta – conhecido como “o escultor do vento”, título de um de seus discos mais importantes – teve a ideia de reunir a turma. “Conheço o Fernando e o Luiz antes do Duofel. Sempre me impressionei com o trabalho deles. Ficava escutando, nunca parecia ter só dois violões. O som deles é surreal”, destaca Malta.

 

 

Expert em sopros, Carlos Malta conseguiu, certa vez, subir no palco com a dupla. No repertório havia um pouco de Beatles e muita MPB. “Era o início do que se tornaria o projeto que hoje conta com o Robertinho Silva, um dos maiores percussionistas do Brasil. A vontade minha e deles se realizou no começo de 2016.”

Malta, Duofel e Robertinho tocam o melhor da música brasileira – de Vinicius de Moraes e Tom Jobim a Milton Nascimento e João Donato, passando por Edu Lobo, Dorival Caymmi e Baden Powell. “Temos o privilégio de contar com essa palheta de sonoridades que é tão nossa, tão única e original. São nossas joias, o orgulho da raça. Essa música faz sucesso aqui e exterior. Queremos muito levar o projeto lá pra fora, mas vamos deixar o tempo fazer o seu trabalho”, diz.

Enquanto Carlos Malta se encarrega do pífano, do saxofone e de instrumentos de sopro, Fernando Melo e Luiz Bueno exibem a versatilidade de seus violões e Robertinho Silva dá um show na percussão. “Com essa formação de quarteto, dá pra fazer uma variedade de timbres muito grande. A gente faz a releitura dos arranjos, mas a música não perde a essência. A gente brinca: vai do sapatinho ao canhão. Ou seja, há o compromisso do virtuosismo, mas também uma pitada de graça, aquele bom humor que coloca o público dentro som”, observa.

ABERTURA O mineiro Sérgio Danilo vai abrir a noite. O saxofonista e compositor, vencedor do 14º Prêmio BDMG Instrumental, apresentará o show Temporal, cujo repertório reúne suas experiências ao longo de 21 anos de carreira. Trata-se de uma viagem instrumental entre a ciranda, o choro e a bossa nova, com linguagem jazzística e toques de harmonia mineira.

DUO DOIS
Com Duofel, Carlos Malta e Robertinho Silva. Série BH instrumental. Abertura: Sérgio Danilo. Sábado (11), a partir das 19h30. Praça Floriano Peixoto, Bairro Santa Efigênia. Entrada franca.

MAIS SOBRE MUSICA