Orquestra Filarmônica de Minas Gerais anuncia 57 concertos para 2018

Apresentações terão convidados especiais para celebrar seus 10 anos. Leonard Bernstein, Debussy e Francisco Braga ganham homenagens



Bruna BrandÃo/Divulgação
Bruna BrandÃo/Divulgação (foto: Bruna BrandÃo/Divulgação )
Terminado o período de renovação de assinaturas, terá início na quinta-feira (16) a etapa para novos assinantes adquirirem planos de concertos para a temporada 2018 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No próximo ano, serão realizados 57 concertos na Sala Minas Gerais, divididos em uma série de programas.

Haverá, ainda, duas datas extras que não integram o programa de assinaturas. Em 17 e 18 de fevereiro, a Filarmônica celebra seus 10 anos com a Nona sinfonia, de Beethoven. A obra-prima do compositor alemão, uma das mais conhecidas do repertório ocidental, foi executada na estreia da Filarmônica, em 21 de fevereiro de 2008, no Palácio das Artes.

No programa comemorativo da primeira década também serão apresentados o Hino Nacional e a Suíte Vila Rica, de Camargo Guarnieri. Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da orquestra, vai reger o concerto, que terá como convidados os cantores Gabriella Pace, Adriana Clis, Matheus Pompeu e Licio Bruno, o coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob a regência de Valentina Peleggi, e o grupo coral-orquestral Concentus Musicum, com a maestrina Iara Fricke Matte.

Ainda que a programação para 2018 tenha sido anunciada há pouco, a Filarmônica trabalha atualmente na montagem do programa para 2019. Os contratos deverão ser assinados até maio, diz Mechetti.

Para a criação do programa e dos convidados de cada ano, um grande quebra-cabeças será montado. “Além de depender da disponibilidade dos solistas, buscamos distribuir pianistas e violinistas nas quatro séries de maneira interessados. Tentamos fazer o melhor possível, mesmo que nosso orçamento tenha sido congelado há pelo menos quatro anos. Só o que o dólar não congelou”, lembra Mechetti.


Haverá, no próximo ano, concertos especiais dedicados a uma série de compositores: os franceses Charles Gounod (para celebrar seus 200 anos de nascimento) e Claude Debussy (em 2018, será lembrado seu centenário de morte), o brasileiro Francisco Braga (150 anos de nascimento) e o italiano Gioacchino Rossini (150 anos de morte).

O programa ainda terá um festival dedicado ao maestro, compositor e pianista norte-americano Leonard Bernstein, que completaria 100 anos. Serão três eventos, entre julho e agosto, que vão trazer temas populares, como West Side story, e até uma ópera em formato de concerto, Problema no Taiti. Esse espetáculo contará com o barítono Paulo Szot.

Mechetti será o regente do festival. O maestro, quando tinha cerca de 20 anos, teve aulas com o próprio Bernstein em duas ocasiões diferentes. “Ele era muito interessado nos jovens. O trabalho era sempre muito prático, não havia conversa mole. Como professor, era muito pragmático”, relembra.

O veterano maestro Isaac Karabtchevsky vai reger a Filarmônica em duas datas em agosto (dias 23 e 24), em programa com Villa-Lobos, Tchaikovsky e Brahms.

Quanto aos solistas convidados, o programa de 2018 traz alguns campeões de audiência. O pianista Nelson Freire, responsável por concertos sempre esgotados na Sala Minas Gerais, vai apresentar, em 4 e 5 de outubro, peças de Manuel de Falla (Noites nos jardins da Espanha) e Heitor Villa-Lobos (Momoprecoce). Outro dos maiores pianistas brasileiros, o carioca Arnaldo Cohen, apresenta-se com a Filarmônica em dezembro. Nos dias 6 e 7, ele executará o Concerto nº 3, de Beethoven.

“Tanto o Nelson quanto o Arnaldo são duas referências. Agora, uma das características da Filarmônica é também dar espaço a jovens que estão começando”, acrescenta Mechetti, citando o pianista paulista Ronaldo Rolim (que toca no Festival Bernstein, em agosto).

Entre os solistas estrangeiros, Mechetti destaca a percussionista escocesa Evelyn Glennie (29 e 30 de novembro); o violinista ucraniano Vadim Gluzman, que volta a se apresentar com a Filarmônica (em 13 e 14 de setembro); e o violoncelista francês Victor Julien-Laferrière (26 e 27 de abril). Veja aqui o calendário completo.

Assinaturas
» Allegro (12 concertos às quintas, às 20h30)
» Presto (12 concertos às quintas, às 20h30)
» Vivace (12 concertos às sextas, às 20h30) – mesmo programa da Allegro
» Veloce (12 concertos às sextas, às 20h30) – mesmo programa da Presto
» Fora de série (Nove concertos aos sábados, às 18h)
Há modalidades para assinaturas de 9, 12 e 24 concertos. As assinaturas variam de R$ 203 a R$ 2.226.

ESPECIAL
A Filarmônica lançou recentemente vídeos com audiodescrição e legendas para pessoas com deficiência visual e auditiva. No canal da orquestra no YouTube há seis vídeos na playlist #ParaCegoVer (https://fil.mg/audiodescricao).
Os mesmos vídeos podem ser assistidos com a legendagem descritiva na playlist original (https://fil.mg/legendas).

 

Orquestra grava as sinfonias de Mahler
Menina do olhos do maestro Fabio Mechetti, há o projeto de fazer da Filarmônica mineira a primeira orquestra brasileira a gravar todas as sinfonias de Gustav Mahler. Este ano, foram registradas a quinta e a sexta. Para o próximo, estão previstas a terceira e a quarta.

“Gravar uma sinfonia não é fácil. Há desde a complexidade das obras quanto a necessidade extra de músicos, pois geralmente elas necessitam de grandes orquestras. Dessa forma, o custo de gravação é alto, então temos que ter cautela. É um projeto ainda necessário para que a orquestra cresça, pois um processo de gravação é bem diferente de um concerto”, diz Mechetti. Ele prevê para fevereiro o lançamento da primeira gravação, com a Quinta sinfonia, de Mahler.

“Ele compôs nove sinfonias completas e deixou a décima incompleta. A oitava é a mais complexa, pois tem vários coros, inclusive um infantil. E também um órgão. Meu grande sonho é preencher o espaço da orquestra com um órgão”, finaliza Mechetti.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
A aquisição de novas assinaturas pode ser feita de 16 de novembro a 27 de janeiro. Pela internet: www.filarmonica.art.br/assinaturas. E na bilheteria da Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto (de terça a sexta-feira, das 12h às 21h; aos sábados, das 12h às 18h). Informações: (31) 3219-9009.

MAIS SOBRE MUSICA