Design, arte e moda: evento celebra a criatividade com opções para o Natal

Em novo formato, seguindo os protocolos sanitários, Quermesse da Mary volta para edição especial de fim de ano

Joana Gontijo 02/12/2020 10:59
Divulgação
Miêtta e Renan Florindo (foto: Divulgação)

Tem quermesse? Tem, sim senhor! Evento já consagrado no calendário de Belo Horizonte, o encontro promovido pela designer Mary Arantes está de volta, para fechar 2020 com chave de ouro. Neste ano, a edição de Natal da Quermesse da Mary será promovida em duas ocasiões, entre sexta-feira e domingo, começando em 4 de dezembro. Reunindo no total 24 expositores, todos os protocolos de segurança quanto ao coronavírus estão contemplados, como portas e janelas abertas, 2 metros de distância entre os expositores, lotação de um pessoa por 7 metros quadrados, álcool em gel em todas as mesas, aferição de temperatura e o traje obrigatório - máscara para todos os expositores, funcionários e visitantes.

"Fechar a equação não foi fácil. Gostaríamos de contemplar o máximo de expositores possíveis, mas quanto mais expositores, menos clientes estariam circulando. Daí surgiu a ideia de fazermos em dois finais de semana, com duas curadorias diferentes", esclarece Mary Arantes. A intenção é contemplar mais artistas e diluir o número de presentes no evento ao longo dos dias, evitando assim a formação de aglomerações. Para os artistas e produtores independentes, a oportunidade de recuperar um pouco do tempo perdido com a pandemia e, para o público, diversas opções para presentear no fim de ano.

Este é mesmo um momento em particular. Ainda que os suportes virtuais ofereçam outras possibilidades, nada como os encontros presenciais. Neste caso, a quermesse favorece a retomada para a economia criativa, considerando especialmente que, para o designer ou artesão, as funções comerciais, financeiras, de marketing e expedição estão intrincadas - cada um faz de tudo um pouco.

Divulgação
Fernanda Torquett (foto: Divulgação)

Mary Arantes é conhecida por promover a troca de saberes e experiências entre talentos de diferentes gerações, e, mesmo em menor número, para essa quermesse, sua curadoria reúne nomes da moda, do design e da decoração, com a diversidade em pauta. Entre a seleção dos trabalhos, poesia, conforto e esmero em objetos para casa, utilitários e decorativos, adornos e cuidados para o corpo.

No primeiro fim de semana, entre a próxima sexta-feira até domingo (4, 5 e 6 de dezembro), estão presentes Wanda Sgarbi, Ateliê Barro com Alma, Renan Florindo, Fernanda Fernandes, Fernanda Torquett, Júlia Bianchi, Miêtta, Estúdio Veste, Marcadouro, Divino Brechó, Ubuntu Nation, além da própria Mary Arantes, com suas lindas criações em acessórios e bijuterias.

Divulgação
Ateliê Barro com Alma e Marcadouro (foto: Divulgação)

A arte é sempre um refúgio - e essa máxima nunca fez tanto sentido. "Nunca produzi bijus como agora", comenta Mary. Os desafios enfrentados na confecção das peças, por um lado devido às dificuldades do processo criativo, e por outro pela produção mais elaborada, agora foram vencidos com todo o tempo a seu favor. A pandemia, como tudo que tem seu aspecto positivo, permitiu que o trabalho seguisse a todo vapor.

Ricas, delicadas, com desenhos especiais, as bijus de Mary Arantes sobressaem pela exclusividade e os traços singulares, entre produtos em cristais, brincos unilaterais, formas alongadas, escolha apurada de materiais, em uma identidade já conhecida pelo público. Na quermesse, além das peças novas, outras serão expostas em caráter de bazar, com descontos de 50%.

Divulgação
Estúdio Veste (foto: Divulgação)

Figurinista, aderecista e cenógrafa, Wanda Sgarbi estreia na quermesse, com objetos decorativos e utilitários para casa, cama e mesa, como passadeiras, almofadas e mantas, entre outros, confeccionados com retalhos nobres, garimpados em acervos do mundo da moda. Marli di Paula, do Ateliê Barro com Alma, chega ao evento com um trabalho inédito em suas cerâmicas: inspirada nos utilitários de ágata, que descascam com o uso, ela transforma esses "defeitos" em um recurso estilístico, impresso na cerâmica, em uma seleção de bules, canecas e outros itens.

Renan Florindo esculpe corações com a maestria de alguém que expõe seu caminhar pela vida. Obras de arte em variações escultóricas que trazem a mensagem de que tudo flui e nada é permanente, exceto a mudança. Fernanda Fernandes é artista, pesquisadora, professora de pintura em aquarela e teoria da cor. Participa da quermesse pela primeira vez. Resultado de suas últimas pesquisas em arte, apresenta a série Múltiplo, feita em meio ao isolamento, que relaciona imagens à semente do feijão, em derivações abstratas.

Divulgação
Fernanda Fernandes (foto: Divulgação)

Interser é o nome da nova coleção de objetos-joias assinada por Fernanda Torquett. Ressignificando matérias primas, com retalhos de acrílico, espelhos e fórmicas junto aos metais, a designer cria uma linha de brincos, anéis e colares, inspirada na geometria sagrada. No trabalho de Júlia Bianchi, formada em Arqueologia Greco Romana e Belas Artes, com habilitação em desenho, a leveza das pinceladas em aquarela e outras técnicas estampam as coleções de lenços e echarpes, em minúcias que tornam-se ornamentos para o corpo.

Casual, básica, mas fora do lugar comum, a marca de roupa Miêtta exibe peças em tye die, inserções de bordados e uma modelagem sempre ampla, que privilegia todos os corpos, em composições em malha. Estúdio Veste é uma etiqueta mineira, que tem sua criação voltada para a casa, enaltecendo o fazer das coisas simples e cotidianas. Em novas roupagens para o queijo mineiro, pensa em aventais e jogos para mesa que muitas vezes são feitos com tecidos parados nas prateleiras de armarinhos.

Divulgação
Mary Arantes (foto: Divulgação)

Concebida por Raquel Canaan e Samia Abbas, a Marcadouro cria marcadores de página duradouros. Feitos em metal, agregam novos significados para as leituras: referências sobre gradis tradicionais, marcos da arquitetura, personagens de festejos tradicionais, entre outros, levam à concepção dos produtos.

Divulgação
Júlia Bianchi (foto: Divulgação)

A Ubuntu Nation é mais uma convidada da quermesse. Parte do projeto internacional Fraternidade Sem Fronteiras, participa do evento para arrecadar fundos para ações com refugiados na África. Estarão expostas peças doadas pela marca Elisa Atheniense, e outras confeccionadas exclusivamente para a ocasião, como os sousplats, feitos pela etiqueta Rogério Lima, com o tecido das capulanas trazidas da África.

Divulgação
Wanda Sgarbi (foto: Divulgação)

Por sua vez, o Divino Brechó é um evento beneficente realizado anualmente pela Fundamigo, e reverte toda a renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Esse ano, impossibilitados de realizar o brechó em sua sede, a Quermesse da Mary cede espaço para o projeto. Com um conjunto de peças feitas por Mary Arantes e pela jornalista Patrícia Espírito Santo, coordenadora do brechó, a Fundamigo traz para a quermesse um mix de suas doações.

Veja a lista de participantes do primeiro fim de semana

Ateliê Barro com Alma @ateliebarrocomalma

Divino Brechó Beneficente (Fundamigo) @di.vi.no

Estúdio Veste @estudioveste

Fernanda Fernandes @fernanda.fernandeslima

Fernanda Torquett @fernandatorquett

Júlia Bianchi @juliabianchistudio

Renan Florindo @renanflorindo

Wanda Sgarbi @wandasgarbi

Marcadouro @marcadouro

Mary Design @mary_design

Miêtta @mietta_bh

Ubuntu Nation - Fraternidade Sem Fronteiras @fraternidadesemfronteiras

15ª Quermesse da Mary - Edição de Final de Ano

4/12: de 10h às 19h
5/12: de 10h às 19h
6/12: de 10h às 17h

18/12: de 10h às 19h
19/12: de 10h às 19h
20/12: de 10h às 17h

Rua Ivaí nº25, Serra

Informações:
Mary Figueiredo Arantes:
mary@marydesign.com.br
@quermessedamary
@coisasdamary