Short godê cai no gosto das fashionistas, mas tem causado polêmica

Modelo foi visto pela primeira vez na passarela do estilista norte-americano Alexander Wang, em dezembro do ano passado

Amanda Silva* 22/11/2020 21:16
 Thaiany Souza/Instagram
Para uma produção mais básica, componha o look com uma muscle tee e pochete, como a influencer Thaiany Souza (foto: Thaiany Souza/Instagram)

Aposta do verão, o short godê tem causado polêmica por ser uma proposta totalmente diferente do que foi visto nas últimas temporadas. O modelo marca bem a cintura, enquanto as barras são projetadas para as laterais na região do quadril, deixando a peça soltinha e confortável, perfeita para os dias quentes.

A consultora de imagem Maísa Halbe, formada pelo Senac, explica, porém, que o modelo que conhecemos atualmente não é tão inédito assim, já que apresenta algumas semelhanças com os shorts mais fluidos, como os usados para correr — abertinhos na lateral.

Maisa Halbe/Instagram
Maísa Halbe trabalha como consultora de imagem e influencer em Brasília (foto: Maisa Halbe/Instagram)

Como a peça não tem apenas uma inspiração, Maísa completa: “O short godê é uma releitura das saias no estilo college, que as meninas usavam para jogar tênis no colegial, bem popular nos anos 1940 e 1950. Essa saia é feita em um godê plissado e, geralmente, naquele xadrez tipo As patricinhas de Beverly Hills.”
Polliana Avelar, consultora e coaching de imagem formada pela Ecole Brasil, explica que, apesar de ter a inspiração em uma peça do passado, não significa que ela seja uma releitura. “Esse godê como a gente vê hoje é uma reinvenção. Ainda não se tinha visto antes”, explica a consultora.

A tendência foi vista pela primeira vez no desfile de verão de Alexander Wang, em dezembro de 2019. Na versão do estilista norte-americano, a peça levou o nome de runway ruffled marathon shorts e foi apresentado em um jeans de lavagem mais clara, com volume, e bastante curto. “Foi até considerado obsceno por alguns críticos da moda”, ressalta Maísa Halbe.

 Polliana Avelar/Instagram
A consultora de moda Polliana Avelar mostra que é possível usar os shorts e se manter muito elegante (foto: Polliana Avelar/Instagram)

No carnaval deste ano, a atriz Marina Ruy Barbosa foi uma das primeiras celebridades do país a usar a peça, que logo virou febre entre as fashionistas. Entre o público, porém, ainda causa muita polêmica, principalmente por conta do comprimento. “Dependendo do tamanho, o short quase mostra o bumbum, e muitas mulheres não se sentem à vontade para usar por conta disso. Além de acharem muito curtos, algumas se incomodam como fato de criar esse volume para as laterais”, comenta Polliana.

Dicas para vestir

Mulheres que têm o quadril largo costumam ficar com receio de usar o short godê. Nesse caso, Polliana recomenda realizar um contrabalanço, que na consultoria de imagem é chamado de modelagem corretiva. “Nada mais é do que você fazer um efeito compensatório em uma região do corpo para disfarçar outra”, explica a coach e consultora de imagem. Ou seja, você pode colocar uma blusa mais chamativa, como as de mangas bufantes e as com babados, para neutralizar o short.

 Magê Campos/Instagram
Magê Campos gostou tanto do modelo do short que, na primeira oportunidade, adquiriu mais de um (foto: Magê Campos/Instagram)

Acha que fica muito exagerado? Invista em peças mais simples e incremente com acessórios, como colares e brincos grandes. Essa técnica vai atrair o olhar para a região do colo e do rosto.

Para as mulheres com os ombros mais largos que os quadris, o uso desse modelo de short pode ser muito benéfico. A peça equilibrará a região dos ombros, chamando mais atenção para os quadris. O biotipo quadrado, que é um tronco mais reto e com menos curvas, também leva vantagem nesse tipo de modelagem, afinal, vai proporcionar uma cintura muito bem marcada.

Maísa ressalta que é preciso ter cuidado na hora de montar a produção. “Como o comprimento dele é mais alto e valoriza a cintura, e não o quadril, o modelo acaba transitando pelo estilo mais sexy. Então, se for em uma cor vermelha, vai se tornar algo extremamente sexy. Agora, se for em um tom mais delicado, como um candy color, trará até equilíbrio para a proposta do short, porque são cores que remetem ao romântico, à leveza”, explica a consultora.

Moda confortável

Durante a pandemia, o conforto e a fluidez tomaram conta das passarelas e das composições do dia a dia. As mulheres estão colocando em prática a ideia de que não precisam estar de salto alto ou com uma roupa muito colada para se sentirem bonitas. Se você acha que as peças mais largas, como os shorts godês, chamam muita atenção, Maísa recomenda que use o modelo com rasteirinhas ou tênis, com uma blusa básica e uma jaqueta jeans.

A influenciadora Magê Campos, 20 anos, é uma das pessoas que falaram que não usariam a peça e, de repente, estava viciada. Para ela, isso aconteceu justamente porque é um modelo de short extremamente confortável e valorizou o seu corpo.“Fica com a cintura modelada e ainda tem liberdade de fazer o que quiser”.

Como se identifica com o estilo street style (moda de rua), Magê ama usar o short godê com um cropped mais solto em tom neutro, tênis e uma bolsa com corrente de lado. Ela adota essa composição em vários dias da semana e acha superversátil.

Já durante a noite, a influencer gosta de incrementar a produção com uma terceira peça, como um blazer preto. Nos pés, uma bota de cano médio ou um salto pequeno quadrado, de tiras. E, para finalizar, acrescenta um cinto. “Coloco cinto porque valoriza a cintura até para quem não tem uma cintura demarcada, que é o meu caso. Chama mais atenção e modela muito bem o corpo.”

Apesar de o short godê ser um dos queridinhos das influenciadoras e das celebridades atualmente, a consultora de imagem Maísa destaca que pode ser uma moda muito passageira e datada.

Para se inspirar

 Andressa Suita/Instagram
- A modelo Andressa Suita fez um mix de cores que deixou o look com a cara do verão (foto: Andressa Suita/Instagram)

 Lays Raissa/Instagram
- O short godê também ganha novas cores, além do jeans, como bem retrata a influenciadora Lays Raissa neste look. Se você quer saber como combinar tons para um look harmonioso, abuse do círculo cromático (foto: Lays Raissa/Instagram)

 Roberta Lino/Instagram
A moda plus size está cada vez mais moderna e repleta de tendências, como prova a influencer digital Roberta Lino ao adotar a peça febre do verão (foto: Roberta Lino/Instagram)

 Roberta Lino/Instagram
A moda plus size está cada vez mais moderna e repleta de tendências, como prova a influencer digital Roberta Lino ao adotar a peça febre do verão (foto: Roberta Lino/Instagram)

Day Santos/Instagram
Coordenação de cores tendência candy colors. Aqui, o blazer em alfaiataria deixou a produção mais elegante. Esse look da influencer Dayna Santos transitaria muito bem entre o dia e a noite. As cores deixam a produção alegre e divertida, a cara do verão 2021 (foto: Day Santos/Instagram)


*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte