Fabricantes e lojistas encerram com otimismo semana da moda primavera-verão'2020

Balanço do Minas Trend é positivo: fabricantes apontam crescimento em volume de negócios e mesmo quem estreou nesta edição comemora resultados como prospecção de clientes

por Laura Valente 12/04/2019 17:12
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Estande da grife Anne Fernandes (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Uma temporada de bons negócios. Para os 187 expositores de vestuário, têxtil, bolsas, calçados, joias e bijuterias  que participaram da 24ª edição do Minas Trend apresentando os lançamentos para a temporada primavera-verão' 2020, o saldo da maratona fashion é pra lá de positivo. Encerrada às 17h de hoje, no Expominas, a semana de moda levou visibilidade para marcas estreantes e crescimento em volume de vendas para grifes veteranas.   
 
 
Exemplo vem da grife de bolsas Rafael Thomas, de BH, que comemora a primeira participação no salão de negócios. Com aposta em peças da linha fit (térmicas), modelos de couro e de palha misturada a acrílico, abriram novos clientes e ganharam visibilidade, afirma Thaís Martucci, da equipe de marketing da empresa. “Fechamos negócio com lojistas de Minas, do Rio de Janeiro e da Bahia, fizemos muitos contatos e já programamos estar aqui novamente na próxima edição. A feira funciona como vitrine e ainda permite que a marca faça testes com o público, para afinar as coleções”, afirmou. O ticket-médio de atacado de peças da marca varia de R$ 220 a R$ 400. 
 
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Grife de bolsas rafael Thomas (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


 
No segmento bijuterias, Simone Oliveira, designer da marca de mesmo nome, com sede em Carangola, na Zona da Mata, levou para a feira coleção baseada em sustentabilidade. “A marca surgiu quando comecei a trabalhar com os resíduos de outro negócio, uma fábrica de luminárias”, conta.
 
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Simone Oliveira (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
 
Na feira, as bijuterias em sucata de aço ganharam visibilidade. Tanta que a designer pretende retornar na edição de outono-inverno' 2020, já confirmada para o mês de outubro. Além de ressaltar que a feira funciona como grande vitrine para todo o país e até para o exterior, ela comemora a troca de experiências entre os expositores como ponto positivo. “Esse contato é importante como termômetro de mercado e troca de ideias. Enriquece o repertório de quem produz moda.” Na marca, o preço médio de atacado é R$79. “Vendi para lojistas de BH, Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do Sul do país.”       

Criatividade é marca registrada da feira


Mais uma vez, a criatividade das marcas mineiras e o clima acolhedor do evento, que trouxe como tema a frase Em Dias de Sol,  contribuíram para a boa performance dos negócios. “As marcas se dedicaram muito, esforço que pode ser visto nos produtos expostos, fruto da criatividade mineira”, afirmou Flávio Roscoe, presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), entidade idealizora do evento. Ele lembra ainda a força do Minas Trend, que abriu as portas para a população, com variada programação cultural, gastronômica e de palestras.

Carolina Malloy, sócia da grife Arte Sacra, referência em moda festa, frisa o bom movimento de lojistas no salão de negócios. “Essa edição foi maravilhosa. Tínhamos uma expectativa que foi superada, conquistamos novos clientes e as peças estão fazendo muito sucesso”, afirma. 

Na Lume, o crescimento no volume de vendas superou as expectativas. “O saldo é superpositivo: crescemos 40% em comparação ao último lançamento de verão”, conta Edilaine Horta, da equipe comercial da grife sediada em BH. O preço médio dos modelos na venda para lojistas é R$ 170. “Trouxemos 120 modelos em coleção inspirada na Califórnia (EUA). Só temos que comemorar a aposta que agradou em cheio aos lojistas de todo o país”, afirma. 
 
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Lojista Damasia Bernardine (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 
 
Cliente da marca, Damásia Bernardine, proprietária de multimarcas em Contagem, na Grande BH, compra 60% do estoque no Minas Trend. Para a temporada primavera-verão'2020, ela dedicou um orçamento mais enxuto. Porém, diz não abrir mão da feira devido à qualidade dos produtos. “Compro de marcas de todos os segmentos: acessórios, calçados, bolsas e vestuário e fiquei muito satisfeita com o que encontrei aqui. As peças são muito atraentes, bem-feitas e com tendências. Não abro mão da moda mineira." 

Prova de que a temporada agradou também vem do grande movimento de estandes no último dia de vendas. Na grife Anne Ferndades, nenhum vendedor ficou à toa. A corretora de moda Sibelle Menezes levou cerca de 12 clientes para comprar estoques de lojas multimarcas nesta edição. “A feira está excelente e bem focada na venda de coleções. Fizemos grandes negócios aqui.”       
 
Encerra o balanço Ronaldo Fraga, diretor criativo do evento,  em fala sobre a consolidação do Minas Trend como referência de geração de negócios e criação de moda. “Com a 24ª edição, o Minas Trend consolida uma identidade, seu papel e sua importância no mercado de moda não só brasileiro, mas da América Latina.” Ele também frisa o crescimento da influência do evento. “O Minas Trend passa a estabelecer diálogo com o mercado como um todo, e deixou de ser um evento de moda mineira para ser o salão de negócios da moda brasileira. O marco desta estação é o da maioridade, da identidade e de tudo que vem sendo construído ao longo dessa década”, finaliza.

Confira os números da 24ª edição do Minas Trend

Área total: 25.278m²
Número de estandes: 253
Número de expositores: 187 (Vestuário: 81 / Calçados e Bolsas: 69 / Joias e bijuterias: 37)
Realização: FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
Apoio Master: SEBRAE MG
Fomento: CODEMGE 
Patrocinadora da Programação Cultural: CEMIG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura