Minas Trend: nada discreto, o verão'2020 pede brilho!

Antecipando as tendências de moda para a temporada de calor, estilistas da semana de moda mineira apostam em looks de lurex, metalizados e bordados

por Laura Valente 11/04/2019 14:45
Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press
Looks das grifes Unity Seven, Manzan e Fleche D'or (foto: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press)
 
Pode acreditar: looks carregados no brilho não são mais restritos ao período noturno ou às festas de gala. Sim, peças metalizadas e trabalhadas em brocados, lurex, paetê e bordados farão também parte do guarda-roupa feminino durante o dia, garantem estilistas que participam da 24ª edição do Minas Trend, que segue até amanhã (12), no Expominas.

Quem explica a trend, uma das principais para a temporada primavera-verão'2020, é Sabrina Costa, estilista da grife Fleche D'or, sediada em Belo Horizonte. “A moda segue a demanda do público e, nos últimos tempos, frente até a tendência dos eventos que ocorrem durante o dia – casamentos na praia e ao ar livre, por exemplo -, o brilho vem ocupando lugar nas produções”, aponta. 

Sabrina Costa
(foto: Sabrina Costa )

Entre os 280 modelos que compõem a coleção da grife, inspirada no entardecer, há destaque para peças em tecido metalizado e em tule de lurex (que ganha a textura animal print). Sabrina explica que uma alternativa para desmistificar esse brilho é a composição em looks de estética esportiva, athleisure, que permanece em alta no guarda-roupa da mulher contemporânea, que vai do trabalho para compromisso sociais. Estamos falando de listras, zíper, bolsos, calças que lembram moletom, macacões.

A grife aposta ainda em outras tendências para a estação de calor: o coral e os tons pasteis na cartela de cores, principalmente o menta esmaecido (novo verde água); as estampas cashmere (indianas), de borboleta, cobra, onça, zebra e tie-dye. A modelagem varia entre a ajustada e a mais ampla, afastada do corpo. Para as mais ousadas, as peças em plumas são aletrnativa de vanguarda. “É um look mais espalhafatoso, mas que promete fazer muito sucesso nas próximas temporadas”.

Praia chique 

Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press
Fernando Silva (foto: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press)
 
Assinando o estilo da grife Unity Seven há um ano, o estilista Fernando Silva imprimiu linguagem casual chique às coleções. A ideia, esplana, é adequar a moda festa à atual demanda da mulher contemporânea, que não está mais disposta a investir uma fortuna em um look restrito a uma festa só. E explica: “hoje, todo mundo posta fotos no Instagram o tempo todo e não vai querer ser visto na rede social repetindo a mesma roupa indefinidamente. Assim, vale mais apostar em um look que vá da festa ao dia a dia, dependendo dos acessórios e complementos, como maquiagem e joias”.

Para tanto, ele desestruturou vestidos de festa, focando cada vez mais em peças fluidas e leves, ideais para os casamentos diurnos. Também direciona cerca de 20% dos 180 modelos da coleção para a linha resort - verdadeira febre entre noivas e convidadas para cerimônias e pré-festas no litoral e no campo. “Uma roupa mais limpa e versátil, que vai do evento em si ao deque, à lancha, ao brunch. A proposta é variar o uso a partir dos complementos. E, claro, garantir o conforto de quem usa.” 

Jersey, linho, crepes acetinados, algodão com seda e cupro (fibra natural) estão entre os principais tecidos. O estilista destaca também o paetê ecológico, feito a partir do reaproveitamento de garrafas PET. “Sempre em modelagem que valoriza a silhueta e na proposta de circular entre a urbe e a praia.” 

Romântico e sensual

Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press
Letícia Manzan (foto: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press)

 
Com história em torno dos bordados manuais, a grife Manzan, da estilista Letícia Manzan, de Uberlândia, também aposta alto no brilho. Na coleção Spaking Soul, se inspirou em uma mulher jovem, que viaja pelo mundo e se prepara para curtir o verão em meio a belezas naturais. “Ela está de cabelo molhado, corpo suado e quente da praia. No verão'2020, o calor invade o universo da marca com muito sol e brilho”, detalha. 
 
O conceito, completa a estilista, é pautado na mistura da sensualidade com o romantismo. Na cartela de cores, dá-lhe tons quentes como dourado, amarelo, coral e vermelho vivo, em peças tomadas de brilho e de transparência. “Nossa coleção usa o Sol como referência e permite à mulher brilhar em qualquer momento, de dia e à noite.”