Minas Trend adota o caminho da sustentabilidade

24ª edição do salão de negócios em moda traz recorde de compradores, abre espaço para grifes do interior e para segmentos afins como cosméticos

por Laura Valente 09/04/2019 17:20
Marcos Vieira/EM
(foto: Marcos Vieira/EM)
O tema Em Dias de Sol não poderia combinar mais com a proposta da 24ª edição do Minas Trend, salão de negócios em moda que reúne centenas de grifes de calçados, bolsas, bijuterias e vestuário em torno dos lançamentos para a próxima temporada de calor e é considerado o maior da América Latina. Isso por que o objetivo da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), idealizadora do evento, é mesmo espantar as nuvens negras do setor, que vem tentando sair de um cenário de estagnação para, finalmente, crescer alguns dígitos. 
Incentivo é o que não falta. Durante a coletiva de imprensa de abertura do evento, que segue até a próxima sexta-feira (12/4), no Expominas, Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, não falou em expectativa de crescimento em vendas ou faturamento. Mas comemorou o êxito de esforço que vem empreendendo desde que assumiu o cargo: tornar o Minas Trend um evento sustentável. A ponto de que não precise mais de aporte da entidade, que investiu cerca de R$ 500 mil para viabilizar a atual edição. “Este valor é consideravelmente inferior ao que foi gasto no passado. Ainda assim, há um número expressivo de expositores nesta edição – 187, no total, ocupando 253 estandes, e batemos recorde no número de compradores que virão fazer negócios aqui”, garante. Flávio completa: “Houve redução de 40% nos custos do evento, ao mesmo tempo em que a receita foi ampliada em 40%. E isso em um momento em que reduzimos o valor pago pelo estande em 30% para o segmento de joias e bijuterias e em 20% para os demais. Ou seja, são grandes conquistas, que visam a sustentabilidade e mostram que estamos no caminho certo: de 2017 para cá, reduzimos em 10 vezes o déficit do Minas Trend”.     

Abertura do escopo 

Marcos Vieira/EM
(foto: Marcos Vieira/EM)

 

Para chegar aos 100% de sustentabilidade, a estratégia da Fiemg é abrir o escopo do evento para outros segmentos. “Além de acessórios, calçados, bolsas e vestuário, nesta edição há um estande coletivo com a participação de cinco empresas da indústria cosmética. Trata-se de um primeiro teste, mas acredito que a beleza tem tudo a ver com moda e que já na próxima edição, em outubro, o segmento terá forte presença no salão de negócios”, pontuou Roscoe. 

 

A entrada do segmento têxtil no salão de negócios é outra novidade da edição. Participam as indústrias Cedro Têxtil, Fabril Mascarenhas,  Santanense, Dream Estamparia Digital, Tear Têxtil, Sansil Etiquetas Bordadas, São Joanense Têxtil e Colortextil.  Também a inédita participação da Cemig como patrocinadora das atrações culturais do evento – show com Orquestra de Câmara Sesiminas, Zélia Duncan e Jacques Morelenbaum e a peça Através da Íris, com a atriz Nathália Timberg -, foi comemorada. O presidente da Fiemg destaca, ainda, a programação de palestras, desfiles coletivos e atrações gastronômicas abertas ao público em geral, iniciativas que aproximam o evento da cidade. “O Minas Trend adota também um viés cultural, que agrega e mostra a mineiridade e a brasilidade para o mundo. Neste cenário, nossa expectativa é crescer até o limite que o Expominas permite. E queremos chegar a essa performance para as próximas edições”.  
 
Marcos Vieira/EM
(foto: Marcos Vieira/EM)
O executivo afirmou ainda que, no cenário econômico e político, o mercado começa a ver novos horizontes. E citou a estabilidade da taxa de juros como um fator positivo para o varejo. Por fim, agradeceu aos parceiros do evento: o estilista Ronaldo Fraga, diretor-criativo do Minas Trend; o Expominas; a Cemig e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Para a próxima edição, Roscoe prevê um cenário ainda mais otimista: “já estamos estudando novas parcerias e a vinda de novos players para levar o Minas Trend a ser um evento totalmente sustentável, que permaneça forte e cresça independente de qualquer situação”. 


Evento top 

Presidente da Abit, Fernando Pimentel lembrou que a entidade é parceira do evento desde a primeira edição. Caracterizou a importância do salão de negócios usando a expressão top e lembrou a importância da indústria têxtil para o país. “Nossa agenda é robusta. Há muitas questões em jogo para conseguirmos criar um ambiente melhor para os negócios, como as reformas Tributária e a da Previdência. Daí a importância de associações, sindicatos e federações, da união de todos os segmentos, pois temos um potencial enorme a ser explorado e tudo para chegar lá”.