Mal começa o ano, a turma que cria, produz e comercializa artigos fashion já está com a agenda lotada de compromissos. No dia 15, a Couromoda abre a temporada de lançamentos com a participação de nada menos que 1,5 mil grifes de calçados, bolsas e acessórios, sediadas em 27 estados brasileiros. Na sequência, Paris recebe a Who’s Next (de 20 a 23) e logo em fevereiro há a edição novaiorquina da Tranoï, ambas com lançamentos de vestuário para o público feminino. Em março, marcas especializadas em moda festa interessadas em exportar para destinos como os Emirados Árabes têm encontro marcado na Vendôme Luxury, também na capital francesa, e, de 4 a 7 de abril, o Minas Trend (MT) chega a 20ª edição consolidada como a mais tradicional plataforma de lançamentos da moda mineira.
Para orientar o fabricante, o lojista e também o consumidor – afinal, o que chegará às vitrines e será usado nas próximas temporadas é o produto apresentado nestes eventos -, consolidamos um agendão 2017 (veja na página) e conversamos com as principais entidades e produtores de eventos do setor a respeito de programas de apoio, capacitação e incentivo que objetivam fomentar a cadeia produtiva da moda brasileira. Na reportagem a seguir, conheça mais sobre o perfil das principais feiras e salões de lançamentos marcadas para este primeiro semestre.
“Chegamos à vigésima edição do Minas Trend. Completamos dez anos de estrada. O momento é especial e importante. Vivemos a total consolidação do evento como o mais tradicional da cadeia produtiva da moda mineira e, hoje, estamos inseridos de forma definitiva no calendário nacional da moda, promovendo negócios para a indústria mineira e aproximando nossos produtos de lojistas de todo o mundo”, avalia Olavo Machado Júnior, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), idealizadora da plataforma de lançamentos mineira.
Vale destacar que além de funcionar como salão de negócios, o Minas Trend, por meio do Sistema Fiemg, desenvolve importantes programas e ações que apoiam tanto as empresas e profissionais que já estão no mercado como novos talentos que no futuro irão trabalhar nas indústrias mineiras ou criar seus próprios empreendimentos de sucesso. Exemplo vem do Expand – Fashion for Export, iniciativa que busca abrir oportunidades para que a indústria mineira possa levar seus produtos para o mundo. “As marcas e empresas que participam do programa recebem assessoria e capacitação para exportação e internacionalização dos negócios”, lembra Olavo.
Na formação e capacitação profissional, a Federação conta com com o Senai Modatec, unidade que oferece cursos da qualificação voltados para os quatro setores que participam do MT: vestuário, bolsas, calçados, além de joias e bijuterias. E há, ainda, o Projeto Comprador, ação que visa trazer os principais lojistas do país para o salão de negócios de moda mineiro com o custeio de passagens aéreas, hospedagem e traslados. “O Projeto é complementado com os Compradores Internacionais. Por meio do nosso Centro Internacional de Negócios, trazemos empresários, especialistas e jornalistas estrangeiros, de diferentes partes do mundo, para conhecer os produtos mineiros. Além de fecharem negócios com as empresas do nosso estado, eles são importantes divulgadores do que é fabricado por aqui”, comenta o presidente.
Para participar
Na última edição, lançamentos outono-inverno’17, o Minas Trend contou com a participação de 214 grifes de diversos segmentos, sendo muitas sediadas no interior. “Aqui, é fundamental destacar que não chegamos ao décimo ano por acaso. O sucesso do evento é fruto da união de esforços da Fiemg com os sindicatos patronais da indústria mineira da moda. São eles, com a capilaridade que possuem, que nos permitem integrar nossas ações com as empresas do setor. Em um momento de crise econômica como o que vivemos, as ações conjuntas precisam ganhar ainda mais força”, declara o presidente ao comentar que a curadoria e comercialização de estandes também é orientada a partir da parceria entre a entidade e os sindicatos patronais de cada setor - vestuário, bolsas, calçados, além de joias e bijuterias – que selecionam e indicam as empresas participantes. Olavo cita ainda a importância dos parceiros Sebrae-MG e Governo do Estado, por meio da Codemig. “Eles atuam junto com todas as entidades do Sistema Fiemg e com os nossos sindicatos para a construção do maior evento da cadeia produtiva da moda mineira.”
Também a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) é uma grande parceira das empresas de moda brasileiras. Um dos destaques é o Tex Brasil, programa de fomento à exportação da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil). Gerente executiva da Abit, Lilian Kaddissi aponta entre as principais feiras internacionais com participação brasileira a Tranoï e a Vendôme Luxury (moda festa e casual elaborada), a Who’s Next (líder de moda feminina na Europa) e a Mode City (lingerie e moda praia), todas na França. Nos EUA, ela cita feiras focadas no segmento praia: Swin Collective (na Costa Oeste, Califórnia), com próxima edição já no dia 13 deste mês , e Cabana e Miami Swin Show, em julho. “Por meio da parceria com o Tex Brasil , programa da Apex com o qual somos parceiros há mais de 15 anos, fomentamos exportações, ajudando a alavancar e a posicionar marcas brasileiras no mercado internacional”. Ela destaca que a ajuda inclui apoio financeiro (que varia de 30% a 80% do custo total de participação de uma grife em uma feira), além de iniciativas como orientação, capacitação, edição para a exposição de produtos ou desfiles. “Também ajudamos na formação de preços, informações estratégicas, elencamos os principais concorrentes e compradores, produzimos o pré-feira e o apoio operacional, entre outras ações”, destaca.
Ainda segundo Lilian Kaddissi, no ano passado o Tex Brasil apoiou mais de 200 empresas brasileiras em 35 diferentes feiras de lançamentos de moda no exterior. “O segmento líder na participação internacional é a moda praia, seguido de moda casual e festa. Em Minas, participam do programa grandes marcas como Patrícia Bonaldi, Fabiana Millazo, Vivaz, Gig e a tecelagem Cedro, entre outras”, informa.
Em solo nacional, a gerente aponta o apoio da Abit em eventos como Minas Trend e Veste Rio, além do Salão Moda Brasil (especializado em lingerie que vem expandindo também para o segmento beachwear) e Inspira Mais (cujo foco é em empresas de componentes para a indústria têxtil).
Lílian explica ainda que para a empresa de moda receber apoio da Abit não há mistério. Basta que o responsável procure a entidade, preencha ficha de adesão e se submeta à análise técnica da entidade. Para aderir ao programa é necessário pagar uma taxa de adesão, valor este que mantém os projetos em andamento. “Atualmente, apoiamos 260 empresas, de todo o Brasil, desde pequenas incubadoras até as de grande porte, incluindo aí ações nas áreas de estrutura, estratégia, comunicação, planejamento, sustentabilidade, entre outras. Há, inclusive, planos de ação individualizados e segmentados, analisados de acordo com o perfil de cada empresa”, avisa.
A especialista ressalta ainda que, frente ao atual cenário político e econômico, muitas empresas têm almejado participação no mercado internacional. “Não é só uma questão cambial, mas de dificuldade em nosso país, o que gera a necessidade de depender menos do mercado interno, de diversificar a distribuição. Assim, esperamos renovar a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para dar continuidade ao projeto nos próximos anos”, reforça.
Calçados tipo exportação
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) também presta assessoria e apoio às fábricas nacionais em feiras locais e internacionais de lançamentos. Segundo Roberta Ramos, gestora de projetos da entidade, as duas principais feiras de calçados no país são a Couromoda, que lança produtos de outono-inverno em janeiro, e a Francal, que lança as coleções de primavera-verão (de 2 a 5 de julho). “Nos últimos anos, porém, têm ganhado força as feiras SICC e Zero Grau, ambas promovidas pela Merkator, sendo que a primeira lança as coleções de primavera-verão, em maio, e a segunda as coleções de outono-inverno, em novembro”, destaca.
Fora do país, afirma Roberta, a gama de eventos é muito grande. “Lançando coleções de outono-inverno, no primeiro semestre, e de primavera-verão, no segundo, temos a Expo Riva Schuh (Itália), a IFLS (Colômbia), a theMicam (Itália) e a FN Platform (EUA)”, cita. A gestora informa ainda que a Abicalçados apoia todas as feiras listadas por meio do programa Brazilian Footwear, também desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil, o que vai além da participação nas plataformas comerciais envolvendo também ações de capacitação e conhecimento dos mercados onde são realizadas as feiras e showroom de lançamentos. “Apoiamos missões comerciais e de prospecção, em que, por vezes, são realizados showrooms. Em 2016, a entidade apoiou a Missão Prospectiva aos Emirados Árabes, em maio, e a Missão Comercial Rússia (com showroom), em junho, por exemplo”.
No mercado doméstico, ela explica que o Brazilian Footwear apoia a vinda de jornalistas estrangeiros (por meio do Projeto Imagem), a vinda de compradores internacionais dos mercados-alvo do Programa (Projeto Comprador Vip), além de diversas ações de imagem como Fashion Bloggers e Fashion Trip. “É importante ressaltar aqui que o Programa faz uma segmentação de empresas, categorizando-as por maturidade exportadora. Essa matriz ajuda a direcionar os investimentos de cada empresa para o aspecto que precisa ser desenvolvido para o sucesso no mercado internacional. Cada nível da matriz de segmentação tem relação direta com um foco estratégico: desenvolvimento, promoção comercial e promoção de imagem”, explica.
Roberta informa ainda que a participação da moda brasileira em plataformas comerciais no exterior, quando acompanhada de um trabalho sério de capacitação para conhecimento dos mercados internacionais, é fundamental para o desenvolvimento pleno dos embarques brasileiros, não só no que diz respeito à quantidade, mas também à qualidade. “Com essas participações, o Brazilian Footwear, desde a sua concepção, no ano 2000, diversificou em 50% o número de mercados alcançados pelo produto nacional (de 99 para mais de 150 destinos) e tornou o calçado verde-amarelo um objeto de desejo por meio de ações de imagem que fortaleceram as marcas Made in Brazil.”
Iniciativas particulares
Um outro destaque em lançamentos de moda vem dos showroom coletivos, eventos que, geralmente, envolvem grupos de marcas. Em São Paulo, referência é o Contemporâneo Showroom, produzido pelos sócios Flávia Rotondo e Alexandre Manetti. “Somos um dos maiores showroom de marcas fashion do Brasil. Estamos instalados em uma casa de 2,5 mil metros quadrados e nosso principal objetivo é oferecer ao mercado um mix de marcas nacionais e internacionais em um ambiente seguro”, discorre Flávia.
Com quatro lançamentos anuais (primavera-verão, outono-inverno e duas edições exclusivas para acessórios, sendo a próxima entre os dias 14 e 17), Flávia lembra que todas as grifes que estão inseridas no segmento fashion e posicionadas dentro do high-end no mercado de moda são bem-vindas. O custo de participação é a partir de R$ 18 mil, por edição. “Nos últimos 10 anos, realizamos mais de 60 edições entre fashion, acessórios e aqua (moda praia). Crescemos a cada uma. Na última, lançamentos de outono-inverno, contamos com a participação de 40 grifes (Gig, Giuliana Romanno, Mara Mac, 2DNM, Egrey, Serpui, Paula Ferber, Delella, Marcelo Quadros e outras), recebemos mais de 1 mil visitantes e computamos mais de R$ 35 milhões em negócios”, destaca.
A produtora conta ainda que o Contemporâneo não recebe subsídios, funcionando como iniciativa particular, mas conta com visitas de compradores levados pela Abit e pela Associação Brasileira de Estilistas (Abest), e, claro, é uma iniciativa totalmente aberta a possíveis parcerias. “Estamos abertos a qualquer tipo de parceria que possa impulsionar ainda mais nossos negócios e vendas. A importância de showroom de lançamentos como o Contemporâneo é viabilizar comercialmente e apresentar ao mercado os produtos criados e desenvolvidos pelas marcas e estilistas. Os lojistas que vêm ao showroom esperam contar com uma curadoria especializada em grifes consagradas e novos talentos, adequadas ao segmento premium, assim como as grifes esperam ter contato com o lojista deste mesmo segmento, o que movimenta a cadeia produtiva como um todo. Todos saem ganhando”, encerra.
A seguir, confira a agenda dos principais salões de negócios de Moda Nacionais e Internacionais
DE 13 A 14 DE JANEIRO – Swin Collective (moda praia) – Califórina (EUA)
DE 14 A 17 DE JANEIRO – Contemporâneo Complements (exclusiva para acessórios) – SP
DE 15 A 18 DE JANEIRO – Couromoda – SP %u2714 DE 20 A 23 DE JANEIRO – Who’s Next –Paris (França)
DE 16 A 18 DE FEVEREIRO – Tranoï – NY (EUA) Durante a NY Fashion Week
DE 3 A 6 DE MARÇO – Tranoï – Paris (França)
DE 3 A 6 DE MARÇO –Vendôme Luxury – Paris (França)
DE 4 A 7 DE ABRIL – Minas Trend – BH
EM JULHO – Cabana e Miami Swin Show – EUA