Feira Aproxima promete delícias mineiras no carnaval

Evento gastronômico será realizado de sábado (2) a terça-feira (5), no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

por Lucas Lanna Resende* 01/03/2019 09:40
Fotos: Victor Schwaner/divulgação
Feira gastronômica mineira valoriza produtos regionais (foto: Fotos: Victor Schwaner/divulgação)
A diversidade de temperos e pratos sempre foi o diferencial da gastronomia mineira. Inspirado nessa vasta gama de produtos típicos, o chef Eduardo Maya criou, há cinco anos, a Feira Aproxima, que realiza sua edição de carnaval. A programação vai de sábado (2) até terça-feira (5).

“É muito importante o olhar sobre o óbvio. Aqui em Minas, o que é óbvio? O boteco. Você vê isso no Mercado Central. No mesmo lugar está um cara em pé, tomando cerveja e conversando com outro cara. Aí você descobre: um é podre de rico e o outro não. Mas os dois estão lá, batendo papo e comendo o mesmo fígado acebolado”, brinca. “Queremos valorizar essa simplicidade dos botecos, mas com boa gastronomia.”

A feira já passou por diferentes pontos da cidade. Nos primeiros quatro meses, instalou-se no Mercado Distrital do Cruzeiro. Depois, tornou-se itinerante. A edição foliã ocorrerá num local distante da agitação dos blocos. “Será um descanso do carnaval. Vai gente que não gosta da festa e gente que gosta, mas quer dar uma pausa para comer uma coisa bacana”, afirma Eduardo. “Vamos aproveitar que BH vai receber mais de 1 milhão de turistas e apresentar a comida mineira para eles.”

O projeto tem o propósito de promover pequenos produtores. “Há quem hoje exponha sua marca em grandes redes graças à Aproxima. Não exigimos que o produtor tenha certificado. Nossa única exigência é que ele faça boa comida. Se o cara faz um negócio bom e de maneira higiênica, por que não convidá-lo para participar com a gente?”, diz o chef.

FAZENDA Marli Alves, produtora de alimentos à base de leite de cabra, ganhou visibilidade devido à Aproxima. “Eduardo chegou lá na fazenda e convidou a gente para participar da feira. Meu pai, que na época estava à frente do capril, ficou muito receoso, achava que aquilo cheirava a golpe”, brinca. Depois de analisar a proposta, Marli decidiu levar produtos da Fazenda Papagaios, em Itaguara, para a Aproxima.

O encontro com Maya ocorreu há quatro anos. “A produção da Marli era muito caseira. Dava pra ver que era algo bem familiar, mas bom. A família participou de quatro edições da Aproxima, e agora o rótulo deles está em grandes supermercados daqui de BH”, conclui o chef.

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

MERCADO DA BOCA

Em ritmo de folia, a programação do Mercado da Boca (Avenida Toronto, 156, Jardim Canadá) reúne gastronomia, espaço kids e blocos de carnaval, com entrada franca. Nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h, DJ Fausto e Movimento Balanço agitam a noite. No sábado (2), às 16h, será a vez do bloco Meu Amor é Retrô. No domingo (3), o bloquinho infantil Coração Palpita animará a criançada, a partir das 14h. Às 16h, será a vez do bloco Veraneia. Informações: (31) 3370-7005.

FEIRA APROXIMA
Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto. Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim. De sábado (2) a terça-feira (5), das 11h às 18h. Entrada franca.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA