Festival de gastronomia em Tiradentes presta homenagem aos 300 anos da cidade histórica

Participam dezenas de restaurantes e chefs locais, da capital, de outros estados e até do exterior

por Laura Valente 01/09/2018 13:39
Paulo Filho/Divulgação
Versão atualizada do feijão com trupico, na aula sobre conservação de carne suína do 21 Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (foto: Paulo Filho/Divulgação)

A 21ª edição do festival Gastronomia e Cultura de Tiradentes deve receber cerca de 25 mil pessoas até o domingo à tarde, data do encerramento. Famoso em todo o país, o evento que celebra a boa mesa e a culinária em torno de intensa programação aberta ao público traz como tema o aniversário da cidade.

Participam dezenas de restaurantes e chefs locais, da capital, de outros estados e até do exterior. Em parceria com o Senac, a programação inclui aulas, preparo de receitas ao vivo, jantares, além de atividades como shows musicais e apresentações diversas durante todo o dia e até altas horas da noite.

O funcionário público Cristiano Ribeiro de Paula, 34 anos, madrugou para chegar cedo e garantir lugar na aula ministrada pelo chef Ronie Peterson e a pesquisadora Vani Pedrosa com o tema Porco no Barro. "Saí de Juiz de Fora às 6h30. É a terceira vez que participo do festival e aproveito para aprender e me divertir", disse.

Ao vivo, o chef preparou versão moderna do famoso feijão com trupico, usando a carne conservada em banha, um saber ancestral da culinária das Gerais, paçoca caipira com farinha de milho e influências da cozinha peruana, em alta em todo o mundo.

O festival segue em cartaz até o dia 2 de setembro. A programação gratuita é variada e está disponível no site www.farturabrasil.com.br.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE GASTRONOMIA