Feirinha Aproxima reúne sabores das culinárias texana, mexicana e mineira

Edição especial de inverno será realizada na Praça Marília de Dirceu, no sábado, 7/6

por Ana Clara Brant 05/07/2018 22:03
Cris Rainho/divulgação
Cris Rainho/divulgação (foto: Cris Rainho/divulgação)


Há quatro anos, o chef Eduardo Maya criou o Projeto Aproxima com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Por quatro meses, a feirinha funcionou no Mercado Distrital do Cruzeiro, mas depois se tornou um evento itinerante. “O propósito inicial sempre foi rodar, apesar de termos passado um tempinho no Distrital. Ali acabou ficando pequeno pra gente. Quando o evento roda, ele amplia público, gera mais oportunidades”, ressalta Maya.

 

Sábado (7), a Feirinha Aproxima ganha a edição especial de inverno, que será realizada das 10h às 17h na Praça Marília de Dirceu, em Lourdes. Uma das novidades é a mistura das gastronomias texana e mexicana, a chamada tex-mex, com sabores mineiros. “Vai ser tex-minas-mex. Não adianta alguém vir de fora e produzir só coisas de lá. É pensar global, mas comer local, tendência da gastronomia mundial”, diz Maya.

 

Entre os convidados estão o cozinheiro americano Chef Chad, que fará hambúrguer com toques mineiros, e os organizadores da Chega Junto, feira de gastronomia carioca. A Aproxima terá outro tempero especial: a solidariedade. “É uma experiência muito interessante, porque, além da oportunidade de experimentar comidas típicas de outros lugares do mundo, vamos ajudar refugiados que encontraram abrigo e um novo lar aqui no Brasil. É o caso de sírios, venezuelanos e muitos africanos”, salienta Maya. Cada edição do evento costuma reunir cerca de 5 mil pessoas.

 

Entre os pratos tipicamente mineiros da Aproxima de inverno estão a coxinha de rabada do Omilia, as massas artesanais d’O Sentido do Gosto, a pizza de carne de sol com requeijão de raspa da Pitza 1780 e o tradicional frango ao molho pardo do restaurante Maria das Tranças. A feirinha também aposta em sucessos de outras edições, como o pão com linguiça artesanal würscha e os cones de camarão do Classe A.

 

O chef Rodrigo Zarife vai preparar a tradicional paella espanhola. Também não faltará a paella mineiríssima. A jornalista Lorena Martins e o chef José Carlos Rodrigues vão comandar a barraca onde farão a releitura do arroz com carne de porco, prato típico das fazendas de Minas Gerais. “Teremos 45 pontos de venda, com cozinheiros, produtores e chefs. Além dos pratos, há cervejas artesanais, vinhos e espumantes mineiros, cachaças, azeites da Serra da Mantiqueira, geleias, queijos, cafés e pães artesanais”, lista Maya.

 

O sucesso do Projeto Aproxima, acredita ele, vem da linguagem e do conceito adotados. “As pessoas sabem exatamente qual é a nossa filosofia. Temos vários eventos similares que focam nesse nicho, mas, por falta de um conceito definido, eles não obtêm tanto êxito. A nossa Aproxima, como o próprio nome diz, aproxima o produtor do consumidor final, seja físico ou jurídico – e isso é muito importante. É muito mais uma vitrine do que um estande de vendas”, destaca Maya.

 

FEIRINHA APROXIMA DE INVERNO
Sábado (7), das 10h às 17h.
Praça Marília de Dirceu, Bairro de Lourdes. Entrada franca. 

 

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA