Documentário sobre o queijo do Serro marca dia da gastronomia mineira

'O Quê do Queijo: um segredo do Serro', do diretor Paulo Henrique Rocha, abordas as técnicas e tradições envolvidas na produção da iguaria mineira

05/07/2018 15:33
Youtube/reprodução
(foto: Youtube/reprodução)

Estrela das mesas de Minas e de todo Brasil, o queijo do Serro "estreia" no cinema nesta quinta (5), em que se comemora o dia da gastronomia mineira. A iguaria é tema do documentário O Quê do Queijo: um segredo do Serro, do diretor Paulo Henrique Rocha, que será exibido às 19h na Mineiraria (Rua Uberaba, 865, Barro Preto), com entrada gratuita.

O filme aborda as técnicas artesanais, entre outros conhecimentos e tradições deste laticínio, que é produzido em onze municípios da microrregião do Serro. Desde 2008, a produção artesanal do queijo do Serro é considerada patrimônio imaterial de Minas Gerais. 

A exibição integra a programação promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG), que inclui ainda degustações, debates, feiras culinárias e rodas de conversa.

Confira a programação para esta noite do Dia da Gastronomia Mineira:

16h | Turismo e Gastronomia
Experimente Minas com Rota da Cachaça, Café Unique com a Rota do Café Especial, Travessia Gastronômica do Instituto Amado. Mediação: Fátima Trópia (Sebrae-MG)
17h30 | Gastronomia e Design
Alexandre Minardi (Mercado da Boca), Agnes Farkasvolgyi (Bouquet Garni), Cristiane Pereira (Núcleo de Design do Senai Cecoteg FIEMG). Mediação: Rita Engler (UEMG)

Outras Atividades
18h | Harmonização de queijos e azeites mineiros
Eduardo Girão (especialista em queijos) e Ana Beloto (azeitóloga)
19h | Lançamento do documentário “O Quê do Queijo: um segredo do Serro

MAIS SOBRE GASTRONOMIA