Festival de Comida e Cultura Sírio-libanesa leva à Savassi as melhores iguarias da milenar gastronomia árabe

Evento acontece a partir das 10h, com barracas montadas na Rua Santa Rita Durão entre Pernambuco e Alagoas

por Helvécio Carlos 20/04/2018 09:00

 Beto Novaes/E.M/D.A.Press
Nadeen Zakour, proprietária da lanchonete Síria Gourmet, vai servir o tradicional shawarmade frango (foto: Beto Novaes/E.M/D.A.Press )
Quem nunca se rendeu às delícias da cozinha sírio-libanesa? Para a alegria do paladar, Belo Horizonte recebe, neste sábado, a primeira edição do Festival de Comida e Cultura Sírio-libanesa. Serão 12 barracas, dividas entre restaurantes conhecidos e outros abertos recentemente sob o comando de refugiados, que se fixaram na cidade depois de deixar para trás as mazelas provocadas pela guerra na Síria. O festival está previsto para começar às 10h, com barracas montadas no trecho da Rua Santa Rita Durão entre as ruas Pernambuco e Alagoas, na Savassi. O público terá acesso pelas duas laterais do quarteirão.

É o caso dos irmãos Aboudii Dabas, de 27 anos, e Ahed Dabas, de 24, que há quatro anos estão por aqui. A história deles não é diferente da dos compatriotas, que em sua maioria encontraram na cozinha uma forma de ganha-pão. Aboudii estudava economia e trabalhava com os pais na loja de equipamentos e produtos fotográficos. “A cozinha foi a nossa oportunidade de sobrevivência”, afirma o irmão mais velho. Com Ahed, Aboudii passou dois anos trabalhando em padarias e restaurantes até conseguir abrir o próprio negócio, a Arábica Lanchonete, em Santa Efigênia. “Agora estamos profissionais”, comemora bem-humorado. Para o festival, Aboudii vai levar, entre outras delícias, quibe assado na brasa e caldos árabes. “Tudo feito na hora”, garante o rapaz.

Emir Cadar, cônsul honorário da República Árabe da Síria em Minas Gerais, conta que o festival foi criado não só para mostrar as maravilhas da cozinha milenar sírio-libanesa, mas “sobretudo para dar oportunidade de os refugiados mostrarem suas habilidades culinárias”. Emir só fica na dúvida para apontar o que há de melhor na cozinha de seus ancestrais. “É difícil apontar a preferência, já que tudo é tão gostoso. E o festival vai ter tanta comida boa!”, enfatiza.

 Beto Novaes/E.M/D.A.Press
Charuto de repolho em caldo de limão, húmus (pasta de grão-de-bico) e tabule feito por Khaled Tomeh, da lanchonete Baity (foto: Beto Novaes/E.M/D.A.Press)
 

 

Além do consulado, o festival é organizado pela Câmara de Comércio Líbano-brasileira de Minas Gerais. A programação inclui brincadeiras para as crianças, que terão espaço kids montado dentro do ginásio do Colégio Santo Antônio, aberto das 10h30 às 17h, e apresentações de atrações musicais e de dança, marcadas para as 12h, 15h e 17h. O festival tem entrada franca, mediante ingresso retirado no site Sympla e a doação de um quilo de alimento não perecível.



1º FESTIVAL DE COMIDA E CULTURA SÍRIO-LIBANESA
Sábado (21), das 10h às 18h, na Rua Santa Rita Durão, quarteirão entre as ruas Pernambuco e Alagoas, Savassi. Ingresso: 1kg de alimento não perecível, sujeito a lotação.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA