Festividades celebram cinema e gastronomia da França em BH

Goût de France mobiliza francófilos durante o feriadão. Confira a programação

por Alisson Millo 30/03/2018 08:00
Vinício Nogueira/acervo
Vinício Nogueira/acervo (foto: Vinício Nogueira/acervo )
O primeiro dia da primavera no hemisfério norte, 21 de março, é comemorado com o evento gastronômico Goût de France, idealizado pelos franceses e realizado em todo o mundo. Em BH, a Festa da Francofonia começou há 10 dias e vai acabar amanhã, sábado de aleluia. Três restaurantes da capital prepararam cardápios para o “goût à mineira”. Além disso, filmes daquele país estão em cartaz no MIS Santa Tereza.

No Café com Letras, o menu especial francês será servido até sábado (31). Por R$ 80, o cliente poderá experimentar quatro pratos. A ideia do chef Vinício Nogueira é brincar com o público. “Neste jantar especial, a nossa ideia foi confundir um pouco as pessoas”, diz. O amuse bouche, uma espécie de entrada e finger food, traz tomatinhos recheados com pesto e queijo sobre pólvora de azeitona.

“Quando pensei nele, quis que a azeitona parecesse terra justamente para as pessoas se sentirem intrigadas. Depois do amuse bouche, a gente traz um tartare de peixe com sorbet de manga. Fica parecendo que é realmente a fruta, algo bem diferente. Tudo pra surpreender”, diz Nogueira.

Vinício se diz empolgado em aderir à celebração francesa. “É um evento enorme, com muita gente importante. Você vê até o Gordon Ramsay lá, o mundo inteiro se envolve. É uma grande experiência pra mim”, diz, referindo-se ao famoso chef britânico. O amouse criado para a festa vai permanecer no cardápio da casa.

No bistrô francês Au Bon Vivant, a chef Silvana Watel aposta na fusão franco-mineira. “A gente mistura muitos elementos, técnicas da França com ingredientes daqui. Isso dá a nossa identidade”, explica. Dia 21, houve um jantar especial ligado ao Goût de France. Pelo menos um dos pratos já garantiu espaço no cardápio fixo. O confit de mignon e papada suína ao molho de uvaia é acompanhado de crepe de grão-de-bico com purê de abóbora e creme de taioba. “Não existe uvaia na França. Inclusive, é uma fruta em extinção. A gente tem um pé aqui no quintal do restaurante”, conta.

O francês Philippe Watel, marido de Silvana, é especialista em vinhos. Sommelier do bistrô, ele cuida da harmonização de pratos e bebidas. “Procuro trabalhar o lado francês com o menu e com os clientes”, explica.

O italiano Vecchio Sogno também aderiu à festa da França. O chef Ivo Faria, proprietário do restaurante, diz que é uma oportunidade de homenagear suas raízes. “Minha formação, meus princípios gastronômicos são todos franceses”, afirma.

Até sábado, a casa dá ao cliente a última oportunidade de experimentar o cardápio especial do Goût de France, com entrada, dois pratos principais, uma cesta de queijos e duas sobremesas (R$ 148).

* Estagiário sob supervisão de Ângela Faria



Programação

GASTRONOMIA

» Au Bon Vivant. Rua Pium-í, 229, Cruzeiro. Hoje e amanhã, das 19h30 à meia-noite. Informações: (31) 3277-7764

»Café com Letras. Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi. Hoje e amanhã, das 12h à 1h; domingo, das 17h às 23h. Informações: (31) 3225-9973

» Vecchio Sogno. Rua Martim de Carvalho, 75, Santo Agostinho. Hoje, das 12h à 1h; sábado, das 18h à 1h; e domingo, das 12h às 18h. Informações: (31) 3292-5251

CINEMA

MIS Santa Tereza. Rua Estrela do Sul, 89, Bairro Santa Tereza, (31) 3277-4699. Entrada franca

Hoje – 17h: O fundo do ar é vermelho (parte 1), de Chris Marker. 19h30: Parte 2. Documentário sobre movimentos revolucionários de 1968 na Europa

Amanhã – 19h: O planeta fantástico, de René Laloux. Ficção científica. No planeta Ygam, seres humanos são tratados como animais domésticos pelos gigantes Traaqs

MAIS SOBRE GASTRONOMIA