Festival Fartura reúne 130 chefs brasileiros neste sábado e domingo na capital mineira

Programação inclui aulas, venda de especialidades, shows e espetáculos teatrais

por Eduardo Tristão Girão 03/10/2015 08:21
Edson Teixeira/Divulgação
São esperadas 10 mil pessoas durante o evento, que teve sua primeira edição no ano passado e volta com mais espaço para palestras (foto: Edson Teixeira/Divulgação)
Neste sábado e domingo, o festival gastronômico Fartura movimentará a Praça José Mendes Júnior (entre o Palácio da Liberdade e a Rua da Bahia), no Bairro Funcionários, com 130 chefs de todas as regiões brasileiras preparando pratos e ministrando aulas para o público. Além deles, produtores de vários estados venderão especialidades como embutidos, queijos, doces e até flor de sal, produzida no Rio Grande do Norte. Shows e espetáculos teatrais também estão na programação. São esperadas 10 mil pessoas durante todo o evento.

Esta é a segunda edição do Fartura, que teve ampliados os espaços de aulas e palestras, onde estarão chefs como Paulo Machado, de Campo Grande (MS), que ensinará como fazer arroz de carreteiro. Nos demais estandes, brigadeiro de cacau da Ilha do Combu (Belém, PA), tapioca de carne de sol com queijo coalho do Centro das Tapioqueiras (Fortaleza, CE) e pratos de cozinheiros de destaque, a exemplo de Manu Bufara (Manu, em Curitiba) e Onildo Rocha (Roccia, em João Pessoa). No total, são cerca de 100 atividades.

Mineiros também marcarão presença: Caetano Sobrinho (A Favorita), Flávio Trombino (Xapuri) e Ivo Faria (Vecchio Sogno) estão entre eles. Comidas locais também foram selecionadas, como a empada de queijo da lanchonete Café com Prosa, em Entre Rio de Minas, e o bolo da Matilda, da confeiteira belo-horizontina Luana Drumond, que leva chocolate e caramelo.

Todas essas atrações foram escolhidas a partir das viagens da Expedição Fartura realizadas nos últimos quatro anos. Equipe liderada por Rusty Marcellini, curador do festival, realizou pesquisa de ingredientes, produtores, chefs e receitas em 21 estados brasileiros. Foram mais de 60 mil quilômetros rodados e 150 cidades visitadas.

“A logística envolvida para que a comida chegue à praça é significativa. Ano passado, servimos 10 toneladas de comida em 25 mil pratos. Este ano, metade dos chefs é de fora de BH, então, dá para pensar que há umas cinco toneladas de comida voando por aí”, comenta Rodrigo Ferraz, organizador do evento.

Festival Fartura


Sábado e domingo, das 12h às 22h, na Praça José Mendes Júnior (entre o Palácio da Liberdade e a Rua da Bahia). Ingressos: R$ 15 (valor revertido para doação ao Servas) ou 5kg de alimento não perecível (exceto fubá e sal) no supermercado Verdemar (unidades Sion, Buritis e Raja Gabaglia). Informações: www.farturagastronomia.com.br


Neste sábado, as atrações musicais vão das 13h às 20h30, incluindo nomes como o pandeirista Túlio Araújo, o grupo de jazz Hammond Grooves, o violonista Juarez Moreira e a cantora Anelis Assumpção (com o convidado Arnaldo Antunes). Domingo, na mesma faixa de horário, sobem ao palco o bandolinista Halmiton de Hollanda e as cantoras Érika Machado, Céu e do Coletivo A.N.A., entre outros. Nas artes cênicas, destaque para as trupes do Giramundo (com Pedro e o lobo, hoje) e Armatrux (A banda, no amanhã).

MAIS SOBRE GASTRONOMIA