Festa de encerramento do Botecar reúne multidão no Parque das Mangabeiras

Seis mil ingressos foram distribuídos para a festa. Vencedores serão conhecidos no início desta noite

por Guilherme Paranaíba 23/05/2015 16:52
Gladyston Rodrigues/EM/DA Press
Bandas animam o público no Parque das Mangabeiras até às 20h (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Seis mil ingressos distribuídos para a primeira edição da Resenha Botecar, festa de encerramento do festival que leva o mesmo nome, e muita empolgação do público presente no evento montado no Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH. Para celebrar o encerramento do verdadeiro festival de botecos de raiz da capital mineira, 30 dos 55 bares participantes apresentam hoje seus pratos que homenageiam 45 cidades mineiras. A festa conta também com a Banda do Síndico e outros três grupos. O anúncio dos vencedores, além do garçon ou garçonete escolhidos pelo público como a "chefia camarada", está marcado para o início da noite.

A expectativa do organizador do festival, Antônio Lúcio Martins, é que em 2016 a cultura mineira seja mais uma vez homenageada pelos pratos. "Esse ano tivemos 45 cidades escolhidas pelos bares e foi muito importante para valorizar a nossa cultura. Observamos um crescimento na venda de pratos nos botecos e é nossa primeira festa de encerramento, consolidando o evento no calendário do público de BH", conta Antônio Lúcio.

A designer gráfico Débora Rêda, 24, e o analista de marketing Leonardo Leite, 26, elogiaram a estrutura ofertada ao público que prestigiou o evento no Parque das Mangabeiras. "O lugar é bem amplo  e mesmo cheio não fica difícil de andar para conhecer os pratos", afirma Débora. "Em Belo Horizonte os bares sempre lotaram e essa festa é uma oportunidade de juntar muita coisa boa e diferente em um só lugar", completa Leonardo.

O casal Paulo Milagre, 34, que é designer, e Gabriela Abreu, 36, assistente financeira, disse que encontrou na Resenha Botecar a combinação perfeita para um sábado à tarde. "Boa música, comida
mineira e cerveja", comemora Paulo. Gabriela elogia a adesão do público com a troca de ingressos por doações. "Me surpreendeu esse tanto de gente trocando ingressos. Muito bacana, o clima está muito alto astral e o espaço muito bem distribuído", diz. As entradas foram trocadas por rolos de papel higiênico, sacos de lixo e barras de sabão, que serão entregues ao projeto Jornada Solidária, dos Diários Associados, para doações.

Conhecido no Bairro Santa Mônica, Região de Venda Nova, como Curin, Marcilio Furtado, dono do Curin Bar, foi um dos premiados na edição do Botecar de 2014. Com um prato batizado esse ano de Lagarto Embriagado, em homenagem à cidade de Barão de Cocais, na Região Central de Minas, ele diz estar correndo por fora. "Se vier mais um prêmio, será com muito gosto. Essa festa é muito bacana porque dá mais chances de outras pessoas que não são da região conhecerem o bar e provarem esse lagarto cozido na cerveja preta, acompanhado de vinagrete de jiló e quiabo empanado", diz.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA