Festival Botecar chega ao fim com festa aberta à população

Vencedores da edição 2015 do evento serão anunciados neste sábado em festa que reúne 30 bares

por Ana Clara Brant 22/05/2015 08:23
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Em abril e maio, o festival Botecar movimentou bares da capital mineira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A Resenha Botecar, festa de encerramento do festival de boteco de raiz que movimentou BH, será realizada neste sábado, no Parque das Mangabeiras. Música de qualidade, tira-gostos saborosos, cerveja gelada e muita diversão prometem animar o público.

O evento contará com 30 dos 55 bares participantes. “Decidimos não incluir todos por uma questão de logística, circulação de pessoas e de segurança. Quem for terá uma noção geral do que foi o nosso festival”, avisa Antônio Lúcio Martins, organizador do Botecar. A grande novidade deste ano é a participação do público na festa de premiação. Em 2014, o evento foi fechado.

“O foco são as pessoas, então decidimos abrir a festa. Os frequentadores dos bares de BH participaram do Botecar do início ao fim”, ressalta Martins. A programação cultural terá chorinho, samba, MPB, artes plásticas e intervenções circenses. Entre os convidados estão a Banda do Síndico (a antiga Vitória Régia, que acompanhava Tim Maia); o bloco Chama o Síndico, um dos destaques do carnaval de BH; o grupo de chorinho Sarau Brasileiro e a trupe circense do Grupo Matraca.

Durante a festa, serão anunciados o campeão, o 2º e o 3º colocados da segunda edição do Botecar. Jurados e público avaliaram quesitos como sabor e apresentação de tira-gostos, atendimento e serviço de bebidas. Também será conhecido o “chefia camarada”, o melhor garçom entre os profissionais que trabalham nos bares participantes. Esse concurso paralelo se tornou a marca do festival mineiro.

Realizado entre 8 de abril e 9 de maio, o Botecar homenageou as particularidades e encantos das cidades mineiras. “Apesar de os números consolidados só serem divulgados depois da festa de encerramento, percebemos um crescimento importante com relação à edição de estreia. A população de Belo Horizonte aprovou o Botecar e isso nos dá ainda mais gás para preparar a edição de 2016. O evento tem a cara da cidade”, frisa Martins.

Os organizadores esperam 6 mil pessoas no Parque das Mangabeiras. O Botecar foi criado em 2014 com o objetivo de retomar as raízes da cultura tradicional de botequim e gerar um movimento que visa à valorização, desenvolvimento e aprimoramento desse segmento na capital mineira. Entre os participantes estão algumas das casas mais tradicionais de BH. O evento é uma promoção do Estado de Minas, TV Alterosa e Revista Encontro.



RESENHA BOTECAR

• Sábado, das 14h às 20h. Estacionamento do Parque das Mangabeiras, Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, Mangabeiras.
• A troca de ingressos deve ser feita por alimentos não perecíveis ( 2 kg de arroz ) na Central dos Eventos, Rua Fernandes Tourinho, 470, loja 16, Savassi, (31) 3209-0505. Não haverá troca de entradas no Parque das Mangabeiras. A retirada de convites é limitada a quatro unidades por pessoa.
• Menores de 18 anos só podem entrar acompanhados por pais ou responsáveis.
Informações no site do evento
 
 
Atrações

» MÚSICA
Banda O Síndico, Bloco Chama o Síndico e Sarau Brasileiro

» ARTES PLÁSTICAS
Exposição de fotografia Paisagens mineiras, mostra de artesanato e cerâmicas de Minas

» CIRCO
Grupo Matraca

MAIS SOBRE GASTRONOMIA