Peixe é opção leve e saudável entre petiscos do Botecar 2015

Alguns botecos apostam no pescado para surpreender clientes desta edição do festival

28/04/2015 11:11

Quando pensamos em um petisco apetitoso para acompanhar a cerveja gelada do boteco, sempre vem à mente as carnes mais gordurosas. A costelinha, o lombo, o contra-filé...no máximo um frango à passarinho. O que pouca gente sabe é que o peixe também pode ser uma boa pedida.

Uma carne mais leve e mais saudável, o peixe não chega a perder a característica de petisco, dependendo da forma de preparo. No caso de três pratos do Botecar 2015, a aposta foi empanar e fritar pequenos pedaços de tilápia ou linguado, e soltar a imaginação nos molhos e bolinhos acompanhantes.

Para quem não sabe, a tilápia é um dos principais peixes da pesca artesanal em Minas Gerais. Sua carne é bastante apreciada pelos chefs por ser leve e saborosa. Já o linguado, é rico em ômega-3 e fascina os representantes da alta gastronomia pela excelência e delicadeza de seu sabor.

Botecar / Divulgação
(foto: Botecar / Divulgação)


Um dos botecos que escolheu o peixe como ingrediente principal foi o Zoo Bar, no Bairro Zoológico, Região da Pampulha. O prato 'Tilápia a Três Marias' reúne iscas de tilápia e bolinhos de arroz levemente picantes, acompanhadas de limonete.

Botecar / Divulgação
(foto: Botecar / Divulgação)

 

Já o prato Tio Elói e o Pescador, do Geraldim Da Cida - que fica no Bairro Grajaú - aposta no filé de linguado empanado, acompanhado de molho pesto de coentro e de molho rosê.

Botecar / Divulgação
(foto: Botecar / Divulgação)


A terceira opção quem apresenta é o bar Borracharia, no Serra. Lá o fã de botecos poderá saborear o prato Quem Te Conhece Não Esquece Jamais, que traz tilápia crocante com molho aioli.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA