Mineira Letícia Massula se prepara para lançar série especial na BBC

Chef de 41 anos que trocou o escritório de advocacia pela cozinha faz da arte uma paixão

por Mírian Pinheiro 25/05/2014 10:43
BBC / Divulgação
(foto: BBC / Divulgação)
Letícia Massula é uma mineira de 41 anos que um belo dia largou o mundo corporativo e assumiu que era uma mulher de forno e fogão. Chegou a instalar em casa a Cozinha da Matilde, onde passou a abrir as portas para jantares reservados. A cozinheira/chef tem como marca registrada sempre misturar a culinária brasileira com receitas de outros países junto com uma pitada de pimenta – não é à toa que ela carrega tatuada uma pimenta em seu punho esquerdo. E é essa mineira que encantou os ingleses

É bom que se saiba que a culinária brasileira começou a dominar as telinhas internacionais há pouco tempo. Um bom exemplo, o da chef Bel Coelho e seu programa "Assiete Brésilienne" para o canal franco-alemão Arte. Sem contar o chef Anthony Bourdain vir gravar seu programa para a CNN "Parts Unknown" em Salvador. Pois bem, agora é a rede estatal britânica BBC que quer investir no tempero verde-amarelo com a exibição da série "Brazil Cookbook", com a chef Letícia Massula.

O programa é a primeira co-produção da BBC, a principal rede de televisão do Reino Unido, no Brasil em parceria com a produtora local Medialand.

Para deixar Letícia à vontade, toda a gravação é feita em sua casa, na Vila Madalena em São Paulo, criando, assim, uma atmosfera de intimidade entre a cozinheira e seus convidados – tanto aqueles que vão provar o Brazil Cook Book como o público telespectador.

Âncora dos bons sabores brasileiros Com 24 episódios de 25 minutos cada, o programa traz uma divertida chef de cozinha que simplesmente adora a culinária brasileira. Em todos os episódios, Letícia leva o espectador a conhecer os mais diferentes pratos do Brasil. Também acompanha das compras à chegada de convidados especiais que vêm conversar com ela e, claro, experimentar o menu do dia, passando ainda por cada passo do preparo. O Brazil Cook Book é transmitido no canal BBC HD, disponível em operadoras como Net e Oi, todos os sábados e domingos às 19h30.

Lá, na cozinha de sua casa, Letícia explora diversas regiões brasileiras atrás de ingredientes e pratos que mostram a diversidade gastronômica do país. Mas, ao invés de só focar nas divisões geográficas, ela explora aspectos culturais únicos, como a culinária das festas infantis e das barracas ao redor dos estádios de futebol. "Além de focar a cozinha regional, eu quis fazer episódios especiais. Por exemplo, o Brasil é um dos poucos países onde se vende comida na praia. Procuramos investir nesse tipo de coisa, ao invés de só dividir por regiões", explica Letícia.

Entre as visitas que aparecem para jantar estão a estilista Adriana Barra e a atriz Ilana Kaplan, do show de stand-up "Terça Insana", entre outros. Em primeiríssima mão, o prato preferido da cozinheira, Frango caipira com pequi e tomate., para o deleite dos leitores do Degusta. “Os pequis eu sempre consigo encontrar em Sampa no fim do ano, quando é época deles, e como são sazonais, aproveito para comprar uma saca de 25k e então congelo as porções na medida para cada refeição. O frango caipira é o mais complicado… a gente até acha uns pseudo-caipiras à venda no supermercado, mas cá entre nós… estão muito mais pra ‘country’ que caipira, basta olhar a consistência da carne, a pele, para perceber que não tem nada a ver com um frango caipira de verdade.”

Arquivo pessoal
(foto: Arquivo pessoal)
Frango caipira com pequi e tomate


>> Ingredientes

1 frango caipira
1 cebola brunoise (cubos mínimos)
1 colher de (sopa) de óleo de canola
4 dentes de alho brunoise (cubos mínimos)
+ ou – 15 caroços de pequi pré cozidos em água por aproximadmente 20 minutos (reserve a água do cozimento)
8 tomates bem maduros partidos em 4
5 pimentas bode
salsinha picadinha (separe os talos picadinhos também)
sal a gosto.

>> Modo de fazer

Sue a cebola no óleo com uma colher (sobremesa) de sal. Acrescente duas pimentas bode partidas ao meio e os talos da salsinha. Junte o alho. Junte os pedaços de frango até que dourem. Quando começarem a grudar na panela, acrescente dois copos de água e com o auxílio de uma colher limpe o fundo da panela, roubando toda a cor que se acumulou ali para a carne do frango. Deixe reduzir o líquido e quando a carne estiver grudando novamente acrescente mais 2 copos de água e assim sucessivamente. Repita este processo 6 vezes. A esta altura do campeonato, o frango já pegou uma cor incrível e de quebra todo o sabor dos aromáticos. Hora de tomates e pequis irem ‘prá’ panela. Refogue bem e então acrescente a água do cozimento do pequi até um pouco mais da metade da panela (se for necessário complete com água pura). Junte as pimentas restantes, tampe a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

O resultado deve ser um caldo grosso, marrom avermelhado… se for necessário destampe a panela e deixe reduzir o caldo mais um pouco. Ajuste o sal. Polvilhe com a salsinha picada, sirva com angu, saladinha de alface e arroz branco… e se for do seu agrado também vai bem acompanhado por um refogadinho de guariroba ou quiabo com jiló! Não se esqueça de deixar os caroços do pequi secarem para depois retirar a deliciosa castanha que fica guardadinha lá dentro, protegida por um exércitos de espinhos afiados!

MAIS SOBRE GASTRONOMIA