Cem bares movimentam a cidade que abriga os concursos Botecar e Comida di Buteco

Festivais gastronômicos tomam os botecos de Belo Horizonte a partir deste mês de abril

por Eduardo Tristão Girão 11/04/2014 06:00
PAULA HUVEN/ESP. EM/D. A PRESS
BH abriga o Botecar, concurso organizado por Antônio Lúcio, na mesa com os empresários Marcos Proença, Luvismar e Maranhão (foto: PAULA HUVEN/ESP. EM/D. A PRESS)
Boteco em dobro. Nesta semana, começam dois eventos dedicados aos bares de Belo Horizonte, o Botecar e o Comida di Buteco (CdB). O primeiro tem sua edição de estreia promovida pelo jornal Estado de Minas, a TV Alterosa e a revista Encontro. Começou na quarta-feira e conta com número maior de participantes: 55 estabelecimentos. Já o Comida di Buteco, que reúne 45 bares, vem sendo realizado desde 2000.

Veja fotos dos pratos e confira os endereços dos participantes do Botecar

Ambos têm praticamente a mesma missão: atrair multidões às mesas de casas espalhadas por quase toda a cidade. O Botecar se declara “o verdadeiro festival de botecos de raiz”, enquanto o CdB avisa que está aberta “a temporada da cozinha de raiz”. Os dois eventos reúnem muitos estreantes em concursos e, em ambos os lados, há bares tradicionais. O Botecar tem a participação de casas conhecidas como Bar da Cida, Bar da Lora, Bar do Careca, Bar do Zezé, Köbes e Patorroco. Já o Comida di Buteco reúne bares como o Temático, Casa Cheia, Café Palhares, Mercearia do Lili e Bar do Careca, o Pescador, entre outros.


Criatividade
Os organizadores dos concursos não optaram por tema para orientar a criação de petiscos, como era praxe no Comida di Buteco. “Os donos de boteco comemoraram. Apareceram receitas que nem são inéditas, muita comida de vó, de família. Não era para o ingrediente se tornar protagonista, o que engessou a criatividade e cansou o público. Quisemos dar uma respirada e estamos pesquisando como trabalhar com temas, mas sem focar nos ingredientes”, diz Maria Eulália Araújo, uma das gestoras do CdB.

Conheça os bares e pratos do Comida di Buteco

Para Antônio Lúcio Martins, organizador do Botecar, a ausência de tema foi aprovada pela maioria dos participantes. “Assim, demos liberdade aos bares, para que façam o que sabem de melhor, sem direcioanar a criatividade. Farão com carinho o que realmente gostam. Construímos isso juntamente com os proprietários.” Ele não é dono de boteco, mas frequenta o circuito há 35 anos e visitou com equipe os estabelecimentos que entraram no evento – a expectativa é de que atraia cerca de 500 mil pessoas.

Experiência
Além disso, continua Martins, o Botecar não elegerá o melhor tira-gosto ou bar mais limpo, mas os três melhores botecos. “Jurados e público levarão em conta o petisco, o atendimento e a higiene, entre outros critérios, mas darão nota de zero a 10, sem separar em categorias. Será uma nota geral, de acordo com a experiência que tiveram, ou seja, um conjunto de fatores”, explica. Para ele, o clima é de competição saudável entre os dois eventos: “O público agora tem mais opções na cidade inteira”.

Público e jurados também atuarão para eleger os melhores bares do Comida di Buteco. Os critérios continuam os mesmos, com higiene, atendimento, temperatura da bebida e petisco (70% da nota ) avaliados separadamente. Este ano, o evento será realizado simultaneamente em 16 cidades brasileiras. “Provavelmente, aumentaremos o número de bares e cidades no ano que vem, mas não muito. Não queremos 100 casas em BH, mas levar 1 milhão de pessoas a 50 botecos da cidade”, adianta Maria Eulália.

BOTECAR
Até dia 30, em 55 bares de Belo Horizonte. Promoção do jornal Estado de Minas, TV Alterosa e revista Encontro. Informações: www.botecar.com.br.

COMIDA DI BUTECO
Até 11 de maio, em 45 bares. A festa Saideira será em 17 de maio, no Largo da Saideira, Av. Cristiano Machado, 3.450, União – com todos os bares e shows de Zeca Pagodinho e Monobloco, entre outras atrações. Ingressos: a partir de R$ 60 (meia-entrada) e R$ 120 (inteira). Informações: www.comidadibuteco.com.br.

Paula Huven/Esp. EM/D. A Press
Organizadores do festival Comida di Buteco se reúnem no Café palhares para celebrar a abertura do festival neste fim de semana (foto: Paula Huven/Esp. EM/D. A Press)

 

MAIS SOBRE GASTRONOMIA