Mestre chocolatier desconstrói antigas tradições para inovar em sabores

Criadora da renomada Doce Cacau, Andréia Falci tem interesse em chocolates desde a infância, e começou a atuar na indústria há mais de 20 anos

por Marianna Rios 13/10/2013 12:26
Daniel Mansur/Divulgação
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)

A história da mestre chocolatier Andréia Falci tem raízes em sua família. Os primeiros contatos com o chocolate ocorreram ainda na infância, quando começou a se interessar pelas receitas, misturas e criação de bombons finos.
Começou a atuar na indústria do chocolate em 1990, fazendo bombons para clientes específicos e festas. Aos 22 anos, formou-se em direito, mas decidiu por não atuar na área. Em 1995, junto com sua irmã Flávia Falci, fundou a premiada marca Doce Cacau. A partir daí, o sucesso foi instantâneo. Com o crescimento da empresa veio a necessidade de se especializar para alcançar seus objetivos. Frequentou cursos, realizou diversas viagens gastronômicas e, com isso, foi cada vez mais aperfeiçoando sua técnica.

Com um extenso know-how e pleno processo de evolução, em 2010, a Doce Cacau se estabeleceu no mercado nacional com um novo posicionamento estratégico. Tal processo reúniu, entre outras coisas, a mudança da marca para Qoy Chocolate Experience, que traz, além de novas misturas, aromas e sabores diferenciados, uma experiência única e multissensorial.

Pedro Motta/Esp. EM
A chocolatier Andréia Falci (foto: Pedro Motta/Esp. EM)
Andréia Falci tem como proposta levar para o consumidor misturas que prezam pela inovação, qualidade, sofisticação e exclusividade. As receitas são recheadas de encantos. Com muito talento, dedicação e perspicácia, há mais de 20 anos, as irmãs e sócias Andréia e Flávia reinventaram e revolucionaram o delicioso hábito de comer chocolate e o transformaram em um inesquecível e exclusivo experimento.

Ingrediente regional Para fazer da arte de degustar o chocolate uma experiência ainda mais especial, a mestre chocolatier Andréia Falci “mergulha” constantemente no universo da iguaria e desenvolve experimentos surpreendentes. “As receitas são recheadas de encantos e foram preparadas para que o consumidor desfrute de uma experiência única e multissensorial a cada mordida”, explica Andréia.

Uma das novidades é a trufa de banana caramelada com baunilha e rum. De acordo com Andréia, a nova trufa traz como foco a banana – fruta amplamente cultivada no Brasil e que, muitas vezes, é menosprezada, mas, se bem trabalhada, oferece sabores deliciosos. “Em nossas misturas, cada ingrediente tem um espaço especial. Nesse caso, o recheio de chocolate branco, o adocicado da banana caramelada, o leve toque do rum e a cobertura de chocolate ao leite deram origem a um sabor extraordinário”, afirma.

Andréia explica ainda que durante o processo de constituição da mistura foi necessária uma longa pesquisa culinária e tal estudo resultou na desconstrução da receita original da trufa. A chocolatier quer compartilhar essa descoberta e apresenta com exclusividade aos leitores do Degusta o preparo que deu origem ao sabor inconfundível da trufa de banana.

Daniel Mansur/Divulgação
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Torta trufada de banana caramelada


Doce de Banana

Ingredientes

7 bananas nanicas/caturras grandes cortadas em rodelas não muito finas; ¼ xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 cálice de rum

Modo de fazer

Coloque o açúcar em uma panela grande de fundo grosso, em fogo médio, até que esteja dourado e completamente dissolvido. Junte a água e balance levemente a panela até formar uma calda. Adicione as bananas, misture com cuidado, e abaixe o fogo. Coloque o rum em uma concha e esquente sobre a trempe do fogão até pegar fogo. Despeje sobre o doce e deixe flambar até que as chamas se apaguem. Reserve.

Creme de chocolate branco

Ingredientes

2 latas de leite condensado; 1 lata de creme de leite (com soro); 190g de raspas de chocolate branco, 1 colher de sopa de manteiga; 1 colher de sopa de farinha de trigo; essência de baunilha a gosto

Modo de fazer

Em uma panela antiaderente, misture bem o leite condensado, o creme de leite e a farinha de trigo. Adicione a manteiga, as
raspas de chocolate e a essência de baunilha e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar completamente do fundo da panela. Reserve.

Calda de chocolate

Ingredientes

380g de raspas Qoy de chocolate ao leite ou meio amargo
500ml de creme de leite fresco

Modo de fazer

Coloque as raspas de chocolate em uma tigela refratária e reserve. Em uma panela pequena, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Despeje sobre o chocolate e mexa bem até que esteja completamente dissolvido. Reserve. Montagem da torta: Em um pote de vidro fundo, intercale camadas do doce da banana e do creme de chocolate. Cubra com a calda e deixe na geladeira por pelo menos seis horas.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA