Hambúrguer com pão de macarrão pode ser o próximo fenômeno gastronômico

Iguaria criada por chef japonês virou sensação em feira de alimentos nos EUA

por AFP/ Relaxnews 12/08/2013 18:15

AFP / KEIZO SHIMAMOTO
Mistura Fina? - Sanduíche substitui pão de hambúrguer por macarrão instantâneo (foto: AFP / KEIZO SHIMAMOTO)
A massa híbrida de donut e croissant está sendo citada desde que foi inventada em maio. Mas o outro fenômeno gastronômico produzido a partir de dois itens diferentes e que está desenhando filas e aumentando da demanda é o "hambúrguer com lamen."

Desde sua estreia, no início de agosto, em uma feira de alimentos no Brooklyn, o hambúrguer com lamen (um tipo de macarrão instantâneo japonês) mostrou seu potencial, e gerou tanta agitação e interesse na internet quanto o cronut.

E se você ainda não ouviu falar do hambúrguer de lamen até agora, aqui está o que ele é: duas rodelas crocantes de macarrão lamen frito que abriga uma carne coberto com cebolinha e molho shoyu especial. É uma ideia que se inspira no manual de instruções da rede de fast food KFC, que causou um rebuliço quando substituiu os pães de hambúrguer por duas costeletas de frango frito em 2010.

O pão de lamen com hambúrguer de Keizo Shimamoto criou filas em uma feira de alimentos no Brooklyn durante os últimos dois fins de semana. As pessoas ficaram por horas debaixo de chuva para ganhar um dos sanduíches de edição limitada. Outra estratégia tirada diretamente do livro de etiquetas do cronut.


Rosquinha ou croissant?

O inventor do cronut, Dominique Ansel, conseguiu criar uma crescente demanda por sua massa frita em óleo, limitando a produção diária a apenas 200 cronuts, quando começou em maio. Em poucos meses, o híbrido de croissant e donut (as famosas rosquinhas americanas) ganhou fãs e versões em todo o mundo.

Mas o hambúrguer com lamen não é uma invenção nova. Em entrevista ao The Daily Beast, Shimamoto diz que importou a ideia do Japão, aprimorando a receita para substituir o recheio de carne de porco por hambúrguer.

O nipo-americano, por sua vez, se auto descreve como um louco por lamen, que passou um tempo no Japão estudando a arte de fazer lamen antes de se tornar um chef do macarrão. Ele também criou um curta-metragem chamado 'Lamen Dream' no ano passado, que presta homenagem à sua obsessão por comida. O chef sugeriu que há planos de abrir um restaurante que vende hambúrgueres com lamen.

Enquanto isso, a popularidade do cronut inspirou uma fornecedora de alimentos na maior feira do Canadá, a CNE, em Toronto, para vender o sanduíche de cronut com hambúrguer, uma versão da massa híbrida que também vem recheada de carne e que vai estrear esta semana.

MAIS SOBRE GASTRONOMIA