Maior festival gastronômico do Norte do Brasil tem chef mineiro entre os destaques

Felipe Rameh é um dos convidados do Festival Ver-o-Peso, que resgata os ingredientes e tradições da culinária amazônica. Evento acontece em Belém de 7 a 14 de abril

por Fernanda Machado 14/03/2013 15:47
Divulgação / Denibloch
O mercado Ver-o-Peso em Belém (PA) - Espaço recebe chefs de renome e celebra a cozinha amazônica durante os meses de março e abril (foto: Divulgação / Denibloch)
O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, o maior festival gastronômico do Norte do Brasil, abre espaço oficial para a comida de rua em 2013. Criado pelo chef Paulo Martins para promover e resgatar ingredientes e tradições amazônicos, o evento reúne alguns dos cozinheiros mais importantes do país entre 7 e 14 de abril em Belém.

Minas Gerais estará bem representada com o chef mineiro Felipe Rameh. Pupilo de Alex Atala, o jovem já mostrou seus talentos em eventos internacionais como o Madrid Fusión 2013, em janeiro.

O clima de festa começa a esquentar em 15 de março, quando o Circuito Gastronômico movimenta restaurantes com pratos criados especialmente para a ocasião. Duas semanas depois, será inaugurada a Exposição Sensorial, uma instalação inspirada nas riquezas naturais do Pará para estimular todos os sentidos dos visitantes.

Em 2013, pela primeira vez, o festival contará com o 'Chefs na Praça', que colocará a cozinha mais próxima da população, com barracas montadas na praça Batista Campos, no centro da cidade. O evento dá o pontapé inicial ao festival Ver-o-Peso, no dia 7 de abril.

Durante uma semana serão promovidos fóruns, aulas e jantares beneficentes com chefs da região e convidados especiais. Além de Rameh, pelo menos 15 cozinheiros de oito estados já confirmaram participação, entre eles Roberta Sudbrack (RS - RJ), que estreou no ranking da revista Restaurant como 71ª melhor do mundo em 2012, Thomas Troigros (Olympe – RJ), Bella Masano (Amadeus – SP), Barbara Verzola (Soeta – ES) e André Generoso (Divina Gula – AL).

Os chefs darão aulas gratuitas para alunos do Senac, assinarão jantares beneficentes com renda revertida para instituições não-governamentais e poderão conhecer a gastronomia e ingredientes da cultura paraense.

No domingo, 14 de abril, o evento se encerra com a revelação do vencedor do Concurso Gastronômico Chef Paulo Martins, com receitas do Brasil todo utilizando matéria-prima da região Norte. Na sequencia, o tradicional Jantar das Boieiras (mulheres que fazem a “boia" do mercado Ver-o-Peso) coloca cozinheiras locais em colaboração com os chefs convidados. O público poderá conferir tudo de perto, degustando os quitutes feitos a quatro mãos.

Legado

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 para celebrar ingredientes e técnicas culinárias da região amazônica. Hoje é o maior e mais antigo evento gastronômico do Norte do Brasil, realizado pelo Instituto Paulo Martins e a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, com organização da Door Comunicação. Anualmente, chefs de renome internacional são convidados a conhecer a maior feira livre a céu aberto da América Latina, descobrir matérias-primas locais e compartilhar projetos e experiências com o público, colegas e imprensa.


Serviço

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Local: Belém, Pará
Data: 7 a 14 de abril de 2013

Programação paralela:
Circuito gastronômico - de 15 de março a 15 de abril
Exposição Sensorial - de 1º de abril a 15 de abril

Informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br

MAIS SOBRE GASTRONOMIA