Restaurante Baianera oferece ampla variedade de pescados frescos

por Estado de Minas 28/12/2012 07:30
Baianera/divulgação
Lombo de bacalhau, uma das especialidades da casa de Santa Tereza (foto: Baianera/divulgação)
No coração do tradicional Bairro de Santa Tereza, um espaço aconchegante serve grande variedade de peixes aos clientes. O Restaurante Baianera traz pescados de Santos, Rio de Janeiro, Santa Catarina e de Belém do Pará, sempre frescos e bem acondicionados. A peixaria é mantida pela própria casa com o propósito de assegurar a qualidade dos produtos. Assinantes do Estado de Minas têm direito a meia porção de acarajé mediante apresentação do cartão.
 
O Baianera aposta na variedade de pratos executivos, oferecendo estrogonofe e bobó de camarão, costelinha, lombo e carnes vermelhas tradicionais, como filé mignon e alcatra. Quem rouba a cena no almoço é o linguado grelhado. Os preços são tão leves quanto as pedidas.
Robalo, dourado-do-mar e surubim são especialmente trabalhados para as moquecas. Esse prato é servido em alguidares – panelas de barro que levam o peixe borbulhando à mesa. Para acompanhar, molho de limão à base de azeite extra-virgem, tomate e coentro, o “molho lambão”. 
O cliente também pode optar por salmão, bacalhau, tucunaré de água doce, traíra sem espinho, manjubinha, pargo, filé de linguado e vermelho sioba – o peixe mais vendido e apreciado no litoral da Bahia. A casa traz diretamente de Salvador todos os ingredientes usados em seu tradicional acarajé, com destaque para dendê, castanha, camarão defumado, farinha e até mesmo o feijão, moído no próprio Baianera.
O restaurante também capricha na cozinha mineira. A costelinha defumada com abacaxi e o famoso feijão tropeiro estão entre as pedidas mais apreciadas. O lombo do feijão tropeiro, por exemplo, é marinado em tempero especial por dois dias antes de chegar à mesa.
BAIANERA
Endereço: Rua Bocaiúva, 3, Santa Tereza Contato: (31) 2552-0660 Aberto de segunda a quinta-feira, das 11h à meia-noite; sexta e sábado, das 11h às 2h; e domingo, das 11h à meia-noite Assinante do Clube A – Estado de Minas ganha meia porção de acarajé ao apresentar o cartão

MAIS SOBRE GASTRONOMIA