O prato "Pura garra da lora" - Garrão com purê de mandioca e jiló na chapa com linguiça (foto: Dreison Medeiros | Divulgação )
Na edição do Comida di Buteco em que o desafio era tornar o jiló atrativo para os clientes, quem venceu a disputa foi o Bar da Lora, tradicional ponto de encontro dos "butequeiros" no Mercado Central. O prato vencedor foi o Pura garra da lora, um garrão com molho de Malzbier, acompanhado com purê de mandioca com queijo e jiló na chapa com linguiça.
"Criei o prato sozinha, não sou cozinheira, eu fiz de coração e Deus que me iluminou. Meu bar só tem uma trempe de fogão e uma chapa. Eu fui testando tudo, para ver o que daria conta de fazer", explica Eliza Cristina Fonseca, a "lora". Este é o segundo ano que o Bar da Lora participa do Comida di Buteco e, no ano passado, eles ficaram em quinto lugar.
Confira os pratos participantes do Comida di Buteco 2010
Eliza Cristina Fonseca comemora o prêmio (foto: Thiago Ventura )
No segundo lugar, empate do Bar do Zezé e do Buteco da carne. Em terceiro lugar, o Köbes e em quarto o Bar do João. No quinto lugar, também houve empate do Estabelecimento bar e do Café Palhares, vencedor no ano passado.
As categorias para eleger os bares vencedores são melhor tira-gosto, atendimento, higiene e temperatura da cerveja. Este ano, foram 154.448 votos, ultrapassando a marca de um milhão de votos nos onze festivais realizados em Belo Horizonte. A butequeira Flávia Moreira, responsável pelo voto "um milhão", ganhou como prêmio um passe-livre vitalício para as Saideiras.
Veja fotos da Saideira do Comida di Buteco
Também foi anunciado na noite deste domingo o tema do Comida di Buteco 2011, que homenageará a culinária do norte de Minas, representada com onze ingredientes: carne-de-sol, pequi, requeijão escuro, peixe do Rio São Francisco, manteiga em garrafa, siriguela, feijão andu, buriti, cagaita, rapadura e semente de coentro fresca.
"Nós queremos valorizar cada vez mais a gastronomia mineira", explica Eduardo Maya, coordenador do festival, que ficou animado com o resultado este ano, apesar do ingrediente polêmico. "No começo, o jiló foi muito criticado. 70% das pessoas nunca tinham comido ou não gostavam. E passaram a comer e a gostar. Os bares venderam da mesma forma, até mais, e o que mais surpreendeu, as pessoas começaram a pedir o jiló, a repetir só o jiló, e não o tira-gosto"