Casas especializadas em culinária norte-americana conquistam BH

por Gracie Santos 01/01/2010 07:00
Maria Tereza Correia/EM/D.A Press %u2013 8/3/05
Baby back ribs, costelinha de leitão do TGI Friday's (foto: Maria Tereza Correia/EM/D.A Press %u2013 8/3/05)

A culinária norte-americana tem seduzido cada vez mais os belo-horizontinos. Prova do sucesso do sabor do Tio Sam na cidade são duas casas que funcionam a pleno vapor, sempre renovando cardápios e conquistando mais clientela: o TGI Friday’s e a Applebee’s. Apesar de instaladas em shoppings – a primeira no Pátio Savassi, com varanda aberta, e a segunda, no Espaço Gourmet do BH Shopping –, ambas conseguem a façanha de não carregar para dentro de seus (requintados) ambientes o burburinho comum aos grandes centros de compras.

Nos dois casos, a decoração é caprichada, os atendentes muito bem preparados (como raramente se vê por aqui) e a agilidade, praticamente a mesma do fastfood, apesar de elas trabalharem com pratos mais sofisticados além dos sanduíches. Aberta em setembro de 2004, a TGI Friday’s foi pioneira “e ficou sozinha no mercado pelo menos uns três a quatro anos”, afirma o gerente geral Augusto Guerra, completando que o sucesso foi tanto, “como prova a existência da concorrência.”

“Os pratos do Friday’s são da autêntica culinária norte-americana. As franquias seguem fielmente as receitas vindas dos Estados Unidos”, explica Augusto, dizendo que no Brasil a única adaptação foi a inclusão da carne de picanha no cardápio, “graças ao consumo representativo de carne e a preferência pelo corte. Mas até mesmo a montagem dos pratos com picanha é bem americanizada”, assegura. Entre os destaques da casa, o baby back ribs (costelinha de leitão marinada, grelhada, coberta com molho barbecue, servida com fritas – R$ 40,90) e o Jack Daniels ribs (costelinha de leitão servida com fritas Friday’s e molho Jack Daniels – R$ 41,90).

Para este mês, o Friday’s prepara lançamento da campanha de almoço, o menu lunch, com refeições a partir de R$ 19,90. A casa aproveita para lançar o cartão fidelidade: a cada cinco refeições, o convidado ganha a sexta. Em fevereiro, será a vez do festival de bebidas de carnaval, o Carnival @ Fridays, que vai durar o mês todo, tempo em que os drinques da casa terão preço especial. “Este também será o tema da festa que vai rolar na primeira quinta-feira do mês para lançamento da campanha”, explica Augusto, adiantando que, em março, vão promover a festa de Saint Patrick, com decoração temática e, em abril, será lançada a campanha Ribs Ribs Ribs. “Com a Copa do Mundo, em junho e julho, vamos abrir mais cedo, já que os jogos começam às 11h (horário do Brasil). Para acompanhar as partidas, promoções de bebidas e appetizers”, antecipa.

Pedro Motta/Esp. EM/D. A Press
Bourbon street stake & shrimp, carne e camarão reunidos em um só prato, no Applebee's (foto: Pedro Motta/Esp. EM/D. A Press)
OLHO NO VERÃO

Com um ano recém completado, a Applebee’s, que tem acomodações amplas no Espaço Gourmet do BH Shopping, só tem a festejar o sucesso. Sócio de Sávio Marcolini na casa, Mauro Bastos contabiliza crescimento do movimento, em certos horários (almoço, por exemplo), de quatro vezes, desde a abertura em dezembro de 2008. Seguindo o conceito do casual dining, “o restaurante oferece culinária mais elaborada, para ser apreciada sem pressa. E aposta no slogan eating good in the neighborhood (comendo bem perto de casa)”, explica Mauro. “As carnes ganham destaque, mas a Applebee’s não é uma casa de carnes. Temos variedades, caso dos pratos com peixes, apostas do verão.”

As sugestões são ratouille tilapia (filé de tilápia puxado na manteiga na chapa, coberto com leve e perfumado molho ratatouille; servido com arroz pilaf – R$ 27,90); spinach fish & shrimp (filé de tilápia empanado com corn flakes, coberto com camarões e creme de espinafre e alcachofra; servido com arroz pilaf – R$ 29,80); thai white fish (filé de bacalhau grelhado, servido com combinação de brócolis, pimentão vermelho, cenoura e camarões, banhados ao molho chilli garlic e coberto com toque agridoce do molho stir fry – R$ 34,90) e hand-battered fish & chips (tiras de filé de peixe empanadas à mão e fritas, servidas com batatas fritas e molho tártaro – R$ 29,80). Para os que optarem pela carne e o peixe juntos, a dica é o prato bourbon street stake & shrimp (bife de 250 gramas, camarões ao estilo cajun, arroz espanhol, cebolas, e cogumelos sauté, R$ 39,50).

Mauro Bastos diz que na Applebee’s os clientes são atendidos entre nove e 13 minutos depois de feito o pedido e conta que os cardápios são renovados três vezes ao ano, sempre com a preocupação de trazer o sabor americano com toques abrasileirados. Os cortes de carne (exclusivos da franquia, sempre com 250 gramas) são servidos com batatas (assadas, fritas ou purê), acompanhadas de molhos clássicos da culinária americana: barbecue, honey mustard e ranch. A casa trabalha com ampla seleção de hambúrgueres, preparados com pães de tamanhos diferentes, servidos com queijos e saladas variadas. Como novidade, o proprietário anuncia para fevereiro um festival de hambúrgueres.

Quer mais opções? Confira o Guia de Bares e Restaurantes do Divirta-se

ONDE IR

Applebee’s
Espaço Gourmet do BH Shopping, BR-356, 3.049, loja NL 45 e 46, (31) 3286-2450.

TGI Friday’s
Avenida do Contorno, 6.061, loja 201, piso 2, Savassi, (31) 3282-1492.

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